Trocar garrafas de plástico por descontos ou doações? Já é possível em Guimarães

© Direitos Reservados

O projeto-piloto de reciclagem de garrafas de bebidas de plástico PET chegou a Guimarães, onde foi instalada uma máquina automática para devolução deste tipo de embalagens.

Esta é uma iniciativa integrada no projeto “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta!” que teve início a 13 de março deste ano com a instalação de máquinas de recolha automática de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas, em 23 grandes superfícies de norte a sul do país. Em Guimarães, a máquina automática foi instalada no Espaço Guimarães, em Silvares.

Em comunicado, pode ler-se que o projeto “premeia os adeptos da reciclagem e da sustentabilidade”. Por essa devolução os consumidores recebem o valor de dois cêntimos por cada unidade entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos acima de 0,5 e até 2 litros. O valor que os consumidores recebem com a devolução de garrafas pode ser doado a uma instituição social ou utilizado para compras no espaço comercial onde está instalada a máquina. Caso assim o desejem podem optar por doar essa quantia em vez de a utilizar em compras nos espaços comerciais onde estão localizados os equipamentos. As garrafas não devem ter líquidos nem estar espalmadas. Além disso, devem ter tampa e o rótulo deve estar intacto (com o código de barras legível).

O projeto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!” é gerido por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas. Este projeto-piloto, ativo até setembro de 2021, é relevante para a preparação da implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, que deverá suceder a este sistema de incentivo a partir de 01 de janeiro de 2022.

Através do programa de donativos “Quando do velho se faz novo” serão selecionadas instituições sociais beneficiárias do valor doado com a devolução de garrafas de bebidas nas 23 máquinas de recolha automática, uma por cada área de intervenção dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU). No dia 15 de julho serão divulgadas aqui as instituições a apoiar. A votação decorre online até 05 julho.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?