Cartaz fechado: Tudo a postos para mais uma enchente no Rock no Rio Febras
O Rock no Rio Febras já tem o cartaz fechado para a edição de 2026. Blind Zero, The Last Internationale, Them Flying Monkeys, Dapunksportif e The Twist Connection são as mais recentes confirmações para o festival que se realiza nos dias 24 e 25 de julho, na Quinta da Ponte, em São Salvador de Briteiros, no concelho de Guimarães.

© Cândido Moisés / Rock no Rio Febras
Os novos nomes juntam-se aos já anunciados Clã e Wolfmother, completando um alinhamento que volta a combinar artistas nacionais e internacionais. No dia 24 de julho atuam Clã, The Last Internationale, Them Flying Monkeys e a banda local This Penguin Can Fly. Já no dia 25 sobem ao palco Wolfmother, Blind Zero, Dapunksportif, The Twist Connection, Noise At Valve e Correr Andar.
A apresentação oficial do festival decorreu este sábado, ocasião em que a organização revelou também os principais objetivos para a quinta edição do evento. Depois de ter recebido cerca de 30 mil visitantes em 2025, a primeira edição realizada ao longo de dois dias, o Rock no Rio Febras espera atingir este ano os 35 mil participantes. Para responder ao crescimento do público, estão previstas melhorias nos acessos, na mobilidade e na valorização da envolvente natural do recinto.
Mais do que um festival de música, o Rock no Rio Febras mantém a vertente solidária que o acompanha desde a sua criação, em 2022. As receitas revertem para a Casa do Povo de Briteiros, apoiando projetos sociais da instituição. Segundo a organização, os fundos angariados nas últimas edições já permitiram ajudar a construir e equipar o Centro de Dia, adquirir o terreno para o futuro Lar de Idosos e avançar com o respetivo projeto de arquitetura.
A sustentabilidade continuará igualmente a assumir um papel central. Em 2026, o festival integra oficialmente a programação de Guimarães Capital Verde Europeia, reforçando medidas como a utilização de produtos alimentares de produtores locais, a disponibilização gratuita de água, a instalação de soluções para recolha de beatas e o incentivo ao uso de transportes coletivos.
A ligação à comunidade local será também reforçada através do projeto “Life on Febras”, desenvolvido com escolas do Agrupamento de Escolas de Briteiros e que dará destaque ao trabalho realizado pelos alunos nas áreas artísticas e ambientais.
Criado por um grupo de voluntários, o Rock no Rio Febras tem vindo a afirmar-se como uma referência nacional entre os festivais comunitários, mantendo como pilares o voluntariado, a sustentabilidade e a angariação de fundos para causas sociais.





