ULS do Alto Ave ativa nível de contingência 3 devido a onda de calor
Face à previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave ativou o nível de contingência 3 na área da Saúde Pública, medida que abrange os seis concelhos da sua área geográfica.

© Direitos Reservados
A ativação deste nível visa reforçar a vigilância e proteção da população perante os riscos associados ao calor extremo, com especial atenção para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e grávidas. A ULS alerta para a importância da adoção de comportamentos preventivos e de proteção, divulgando um conjunto alargado de recomendações.
Entre os principais cuidados a ter estão a permanência em locais frescos, arejados ou climatizados, a ingestão regular de líquidos – pelo menos 1,5 litros de água por dia, mesmo sem sede –, e a realização de refeições leves e pouco condimentadas. É igualmente desaconselhada a exposição solar direta entre as 11h00 e as 17h00 e o uso de viaturas estacionadas ao sol.
A proteção solar deve ser assegurada com a aplicação regular de protetor com índice igual ou superior a 30, e o uso de roupa clara, solta e de algodão, assim como chapéu de abas largas e óculos com proteção UV. As atividades físicas exigentes devem ser evitadas, nomeadamente no exterior, privilegiando períodos de sombra e repouso frequente.
A ULS recomenda ainda cuidados específicos para grávidas e crianças. Estas últimas, sobretudo com menos de seis meses, não devem ser expostas ao sol, mesmo de forma indireta, devendo manter-se bem hidratadas e em ambiente fresco. Grávidas devem moderar a atividade física e utilizar protetores solares de fator elevado (50+).
Para quem trabalha no exterior, é aconselhado o uso de roupa protetora, hidratação frequente e evitar estar sozinho, dada a possibilidade de desorientação em caso de calor extremo. É também sugerido o uso de repelente nas áreas expostas da pele, com cuidado para não aplicar em zonas sensíveis.
A conservação de medicamentos deve seguir as indicações das embalagens, evitando locais quentes ou com exposição solar direta. Pessoas que vivem sós, idosas ou dependentes devem ser acompanhadas de perto, garantindo a sua hidratação e permanência em locais frescos.
Em caso de necessidade, a população deve contactar a Linha SNS 24 através do número 808 24 24 24 e, em situações de emergência, ligar 112.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 2, 2025
No próximo sábado, 6 de dezembro, Guimarães voltará a centrar-se na figura de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, assinalando-se a data da sua morte, ocorrida a 6 de dezembro de 1185.
Dezembro 2, 2025
A Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULSAAVE) foi distinguida numa avaliação conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Comissão Europeia e da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), pelo trabalho desenvolvido na implementação de percursos de cuidados integrados.
Dezembro 2, 2025
O Campeonato Nacional de Judo Adaptado de 2025, realizou-se este domingo, 30 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, numa organização da Federação Portuguesa de Judo.
Dezembro 2, 2025
No mês de dezembro de 2025, Guimarães recebe diversas ações de colheita de sangue e registo de dadores de medula óssea em vários pontos da cidade e arredores. As iniciativas visam sensibilizar a população para a importância da doação e aumentar o número de dadores.
Dezembro 2, 2025
A mais recente campanha do Banco Alimentar Contra a Fome de Braga, realizada no último fim de semana, permitiu recolher 27 toneladas de alimentos em Guimarães.
Dezembro 2, 2025
A Sociedade Martins Sarmento (SMS) promove no próximo dia 5 de dezembro, às 18h00, no Salão Nobre, a apresentação do livro “Lugares de Camilo”, da autoria de Luís Gonçalo Pimentel.





