Uma centena de estudantes internacionais aprendem português na UMinho
A iniciativa é coordenada pelo BabeliUM - Centro de Línguas da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho.
Uma centena de pessoas de 21 países está a participar no curso de verão de Português Língua Estrangeira da Universidade do Minho, em Braga. Os inscritos chegam de vários continentes, com destaque para os alunos vindos de Macau (24) e da Coreia do Sul (19). Este curso, não conferente de grau, é lecionado em vários níveis de aprendizagem (A1/A1+, A2/A2+ e B1/B1+) e inclui 72 horas de aulas, além de diversas atividades culturais.
A iniciativa é coordenada pelo BabeliUM – Centro de Línguas da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho.
Esta 33º edição do curso ocorre em simultâneo com uma ação de formação para professores da Galiza. Para a coordenadora do curso, Micaela Ramon, estas formações visam dar “competências linguísticas e comunicativas em português aos formandos e, por outro lado, permitir-lhes que explorem a cultura portuguesa e lusófona”, como tertúlias e visitas a locais de interesse como o Porto ou Viana do Castelo, os santuários da Abadia, Bouro e Rendufe, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa ou ao festival Castro Galaico.
“A compreensão e o uso correto das estruturas da língua, bem como a sonoridade das palavras são apontadas pelos participantes como as maiores dificuldades com que se deparam nas aulas”, que decorrem há três semanas.
Além da oferta de verão, o BabeliUM disponibiliza formações semestrais e anuais em diversos idiomas, para alunos de várias geografias e de universidades parceiras. No caso do português, a tendência de atração do público asiático levou também à possibilidade de alargar protocolos com academias do Japão. O BabeliUM pretende ainda reforçar a aposta em cursos de Língua Gestual Portuguesa.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
A Proteção Civil de Guimarães emitiu um aviso à população para os próximos dois dias devido à previsão de precipitação intensa e vento forte.
Outubro 8, 2024
Jogadores do Vitória SC foram convocados para representar o emblema nacional Sub-19.
Outubro 8, 2024
O jogador do Vitória SC, foi convocado pela primeira vez para representar a seleção da Venezuela.