Uma cidade de campeões: também o desporto marcou o ano de 2021
O melhor do ano que fica agora para trás.
Os adeptos protestaram, ao longo do ano, contra o Cartão do Adepto, uma das alterações ao regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos. Miguel Pinto Lisboa, presidente do Vitória Sport Clube, foi claro na sua opinião mostrando-se contra a medida que disse estar “mal desenhada e com malefícios para o futebol”. Em novembro, o parlamento aprovou a revogação do Cartão do Adepto.
Em março, um golo do vimaranense Rui Silva, em cima do apito final, apurou a seleção portuguesa de andebol para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Portugal garantiu, pela primeira vez, o apuramento para a Olimpíada. Os vimaranenses João Sousa, tenista, e Rui Bragança, atleta de taekwondo, estiveram também presentes nos Jogos Olímpicos. Já nos Paralímpicos, Manuel Mendes defendeu as cores portuguesas.
A equipa sénior masculina de polo aquático do Vitória dominou as piscinas e a modalidade conseguindo revalidar o título de campeão nacional. Ainda em 2021, e pela primeira vez no seu historial, a secção de polo aquático festejou a conquista da Taça de Portugal, fechando a temporada com chave de ouro. Rumo a Itália, tiveram uma estreia na Liga dos Campeões com balanço bastante positivo. Mesmo não tendo conseguido o apuramento para a fase seguinte, os conquistadores deixaram boa imagem e, para as memórias futuras, o triunfo diante o AZS UW, campeão da Polónia.
Ainda em maio, o Pevidém não conseguiu a subida à segunda liga, meta impensável no início da temporada, mas a caminhada da formação liderada, na altura, por João Pedro Coelho ficará registada no álbum de ouro do clube. Proveniente dos distritais, os cavaleiros de São Jorge foram campeões da série B e garantiram um lugar na nova terceira liga, entrando posteriormente numa luta que apenas ficou decidida na última jornada. O Vitória B, liderada por Moreno, garantiu também um lugar na mais recente competição criada pela Federação Portuguesa de Futebol e Liga Portugal.
O Xico Andebol sagrou-se campeão nacional da segunda divisão e regressou à elite do andebol em Portugal. Chegar, ver e vencer pareceu ser o lema da modalidade no concelho. Também a equipa sénior masculina do Vitória conseguiu, no ano de estreia, cumprir com distinção os objetivos traçados para a época 2020/2021. Depois de ter garantido a participação na segunda divisão nacional, o conjunto liderado por Luís Pereira festejou o título de campeão nacional da terceira divisão.
O fim de semana de 7 e 8 de agosto marcou o regresso do público aos estádios Comendador Joaquim de Almeida Freitas, casa do Moreirense, e D. Afonso Henriques, castelo do Vitória. Desde março de 2020 que os vimaranenses se encontravam afastados da sua segunda casa.
No ténis, as irmãs Jorge provaram que a história de Guimarães se escreve também no feminino. 0. Depois de ter perdido o troféu em 2020, Matilde Jorge sagrou-se campeã nacional de sub-18. Com apenas 17 anos, e ainda no primeiro ano de júnior, Matilde chegou aos oito títulos de campeã nacional (dois em sub-12, dois em sub-14, dois em sub-16 e dois em sub-18). A tenista vimaranense Francisca Jorge, de 21 anos, sagrou-se pentacampeã nacional de absolutos, após derrotar na final a irmã. Ultrapassou assim o registo da atual selecionadora nacional e tornou-se na sexta mulher portuguesa a vencer o Campeonato Nacional Absoluto. Juntas, as irmãs Francisca e Matilde Jorge sagraram-se, pela terceira vez, campeãs nacionais de pares.
Em outubro, a SAD do Vitória fechou o exercício de 2020/2021 com resultado negativo de 8.2 milhões de euros. esse resultado por dois fatores. “Decréscimo de 7 milhões de euros nos resultados operacionais, justificado quer pela ausência das competições europeias, como pelo efeito direto da pandemia covid-19 nas receitas de sponsorização e de bilhética.
O atleta do Vitória Sport Clube, Vítor Rodrigues, cumpriu o percurso da Extremo Sul Ultramatona em 27 horas, batendo o anterior recorde, 27h45m, e arrecadando a medalha de ouro da competição de 226 quilómetros. O ultramaratonista foi recebido em festa por dezenas de pessoas e manifestou estar “super feliz” com a conquista.
Já no final do ano, a vimaranense Maria Germano Neto venceu a FIA Girls on Track – Rising Stars e saltou para a Ferrari. júnior. Entre 71 candidaturas, com apenas 11 anos, bateu toda a concorrência.
© Direitos Reservados © Direitos Reservados © Direitos Reservados © Mais Guimarães © Direitos Reservados © Mais Guimarães
© Direitos Reservados © Direitos Reservados © Direitos Reservados
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.