UMinho acolhe sessão para debater o futuro do ensino superior

© Mais Guimarães

Esta terça-feira, a partir das 11h00, o Auditório Nobre do campus de Azurém da Universidade do Minho (UMinho) acolhe uma sessão da iniciativa “Skills 4 pós-Covid – Competências para o Futuro”, promovida pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), com apoio da academia minhota.

Com o intuito de “mobilizar as instituições de ensino superior, mas também outras entidades públicas e privadas, para uma resposta conjunta aos desafios suscitados pela Covid-19”, a sessão contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Para além disso, estarão ainda presentes o reitor da academia, Rui Vieira de Castro, bem como o pró-reitor Manuel João Costa, representantes da OCDE e alguns empresários. Participarão ainda professores, investigadores, empregadores, autarcas e estudantes.

De acordo com a nota da UMinho, o debate procurará “estimular uma rápida adaptação em práticas e abordagens de ensino, aprendizagem, trabalho e investigação, para melhor preparar a transição para o período pós-COVID-19″. E, para tal, é necessário identificar “os principais constrangimentos, desafios e oportunidades trazidos pela pandemia” e “antecipar o papel que as instituições de ensino superior terão no período pós Covid-19”.

Na sessão, procurar-se-á também “fomentar novas abordagens no funcionamento e organização das mesmas e reforçar a resposta conjunta que os sistemas de ciência e ensino superior podem dar aos desafios criados”.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?