UMinho apresenta nova plataforma “Caminho”

A nova plataforma foi apresentada hoje, 17 de fevereiro aquando das celebrações do 47.º aniversário da UMinho. “Caminho”, reúne digitalmente o espólio de várias bibliotecas sediadas em Braga e em Guimarães, incluindo a da Sociedade Martins Sarmento. 

O novo portal online reúne as coleções dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho e da Sociedade Martins Sarmento, bem como do Arquivo Distrital de Braga, da Biblioteca Pública de Braga e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, também sediada na cidade bracarense. Esta nova ferramenta da UMinho agrega cerca de 1,4 milhões de exemplares.

Na apresentação da “Caminho”, o reitor Rui Vieira de Castro realçou que o portal enquadra todas as instituições num “mesmo sistema de gestão” e contribui para o papel social da instituição de ensino superior. “Universidade e bibliotecas são indissociáveis. As bibliotecas foram sempre essenciais para suportar o ensino e a investigação. Estamos cada vez a trabalhar mais na integração das nossas bibliotecas. A universidade quer-se voltada para o exterior, com um vasto espectro de serviços para as populações, para a região e para o país”.

Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da universidade referiu que “este projeto reforça a cooperação entre as várias instituições envolvidas”. O responsável afirmou também que esta plataforma é um “ponto de chegada” de um trabalho iniciado em 2014, para substituir três sistemas de gestão de bibliotecas por um único, mas também um “ponto de partida” para a “integração das publicações da UMinho editora e de núcleos museológicos associados à universidade”. O portal pode ainda dar origem a uma “rede de entidades de património e memória”.

A cerimónia da apresentação da plataforma foi transmitida através do canal de Youtube da Universidade do Minho, contando ainda com as intervenções de mais dois responsáveis da universidade: presidente do conselho geral, Valente de Oliveira, e a vice-reitora Manuela Martins.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?