UMinho assinala Dia da Matemática com atividades para o ensino básico e secundário

Assinala-se esta segunda-feira, 14 de março, o Dia Internacional da Matemática. A esse propósito, a Universidade do Minho está a desenvolver um conjunto de atividades abertas aos alunos do ensino básico e secundário.

 © Direitos Reservados

O Centro de Matemática (CMAT) da Escola de Ciências da UMinho organiza o CMAT-Labs Fest, que se estende até ao dia 16 de março, com charadas, exposição, palestras e cursos. A iniciativa vai decorrer no edifício 2 do campus de Gualtar.

Entre as 14h30 e as 17h00, os mais jovens vão poder visitar uma exposição interativa, resolver todos os puzzles e enigmas de uma escape room no menor tempo possível e, ainda, participar na construção de um quadro formado por cubos Rubik. Durante a manhã estão preivstas palestras para alunos do 12º ano e universitários sobre teta, zeta e os números primos ou sobre matemática e imaginação, entre outros temas.

Já na terça-feira, a partir das 9h15, há um “momento matemático”, com a apresentação dos cursos da UMinho nesta área, além de conversas com alunos, bolseiros, núcleos de estudantes e ex-alunos no mercado de trabalho. A diretora do CMAT, Irene Falcão, vai também divulgar as bolsas oferecidas por este centr. Segue-se pelas 14h35 uma mesa redonda sobre o papel da Matemática na indústria, com representantes de Accenture, Ageas, DTx, Farfetch, Instituto Nacional de Estatística, Pordata e REN. No final, vão são divulgados os projetos científicos BREUCA e Valor Água, do CMAT.

O programa de quarta-feira inclui três minicursos sobre os softwares LaTeX e Python, a cargo dos núcleos de estudantes de Ciências de Computação (NECC), Estatística (NEUM) e Matemática (NUMERUM).

Recorde-se que a UMinho em atualmente nove cursos superiores na área. São eles a licenciatura em Ciências de Computação, em Estatística Aplicada, em Matemática e em Ciência de Dados (em aprovação); os mestrados em Estatística para Ciência de Dados e em Matemática e Computação; e os doutoramentos em Matemática Aplicada (das universidades do Minho, Aveiro e Porto), em Matemática e em Matemática e Aplicações (das universidades do Minho, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Corunha, Santiago de Compostela e Vigo – rede UNISF).

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?