UMinho celebra o 48.º aniversário no Teatro Jordão

Comemorações decorrem entre os dias 13 e 19, em Braga e Guimarães, com dois concertos, um fórum, uma exposição e a sessão solene na cidade-berço.

teatro-jordão-barra

A Universidade do Minho (UMinho) vai assinalar o seu 48.º aniversário com diversas iniciativas entre 13 e 19 de fevereiro, acentuando a sua abertura à sociedade. O programa inclui concertos em Braga e Guimarães, um fórum sobre o ensino superior, uma exposição e a cerimónia solene no dia 17, que sai pela primeira vez do edifício da Reitoria e vai para o renascido Teatro Jordão, em Guimarães.

© Joana Meneses / Mais Guimarães

As celebrações têm o tema “A Universidade e a Arte de Ouvir” e arrancam domingo, dia 13, com um espetáculo da Orquestra da UMinho e Mateusz Stasto (viola d’arco) a solo, sob a direção do maestro Vítor Matos. O reportório inclui “Concerto para viola e orquestra em ré maior”, de Carl Stamitz, e “Sinfonia nº 2 em ré maior”, de Johannes Brahms. A atuação está marcada para as 18h00, no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga. O concerto repete-se no dia 19, às 21h30, no Teatro Jordão.

Na segunda-feira, dia 14, de novo no Largo do Paço, realiza-se a primeira edição do Fórum + Educação Superior, sob o tema “Debater o futuro na UMinho”. O evento conta das 14h30 às 16h30 com as intervenções do pró-reitor para os Assuntos Estudantes e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, do presidente da Associação Académica (AAUMinho), Duarte Lopes, do reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Ferreira, da coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico do Instituto Superior Técnico, Isabel Gonçalves, e do autor do projeto SUPERTABi, Marco Bento.

A cerimónia do aniversário da UMinho acontece no dia 17, às 11h00, no Teatro Jordão, que a par da vizinha e também renovada Garagem Avenida, vai agora acolher os cursos de Teatro e de Artes Visuais da UMinho, entre outras valências. Os 12 milhões de euros aí investidos pelo município e com apoio comunitário permitem afirmar o campus de Couros e os projetos da UMinho. Na sessão vão discursar o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o presidente da AAUMinho, Duarte Lopes, o autarca de Guimarães, Domingos Bragança, e a presidente do Conselho Geral da UMinho, Joana Marques Vidal. Prevê-se ainda o cortejo académico, a entrega de diplomas e prémios de mérito, uma performance dos alunos de Teatro e de Música e a atuação do Coro Académico da UMinho.

No mesmo dia, às 15h30, vai ser inaugurada na Garagem Avenida a exposição “Atelier Aberto LAV 2018-2022”. Trata-se do trabalho realizado pelos estudantes da licenciatura em Arte Visuais nas disciplinas de Atelier e, também, a documentação de atividades pedagógicas e extracurriculares deste curso lançado em 2018.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES