UMinho com 96,4% das vagas preenchidas na 1.ª fase de acesso ao ensino superior
Um total de 3955 estudantes procuraram a Instituição em primeira opção.
Na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), a UMinho colocadou a concurso 2989 vagas. Nesta 1.ª fase ficaram preenchidas, 96,4% das vagas disponibilizadas, num quadro em que 3955 estudantes procuraram a Instituição em primeira opção e as duas novas licenciaturas lançadas neste concurso com apoio PRR – as licenciaturas em Engenharia Aeroespacial e Ciências de Dados – viram as suas vagas totalmente preenchidas (30 e 31 vagas, respetivamente).
No CNAES, oito cursos de diversas Escolas/Institutos da UMinho tiveram classificação mínima de entrada igual ou superior a 17 valores. O curso em que o último colocado teve classificação mais elevada foi o de Engenharia Aeroespacial (186,2), seguido dos cursos de Medicina (185,8), Arquitetura (177,5), Direito e Engenharia e Gestão Industrial (174,2), Gestão (173,8), Engenharia Biomédica (172,0) e Psicologia (171,6). De notar que 23 licenciaturas da Instituição tiveram uma classificação igual ou superior a 16 valores.
Face aos resultados obtidos, a UMinho diz ver “confirmada, mais uma vez, a confiança dos candidatos ao ensino superior na qualidade dos seus cursos” e enaltece que “os elevados níveis de procura representam uma grande responsabilidade para a Universidade, que continuará a ter como objetivo essencial da sua ação assegurar uma educação superior que se paute por padrões de elevada qualidade, contribuindo de forma decisiva para a formação das pessoas e o desenvolvimento da região e do país”.
O processo de inscrição de novos estudantes na UMinho decorre exclusivamente online, de 12 a 16 de setembro. Os colocados/novos estudantes têm à disposição um tutorial que explica o processo passo a passo. A UMinho criou também uma equipa de apoio, que inclui atuais estudantes da instituição, para responder a dúvidas durante a fase de inscrições. Essa equipa vai funcionar a partir de segunda-feira, das 9h30 às 17h30, através das hiperligações e do chatbot acessíveis no portal sou.uminho.pt, bem como pelo telefone 253604112.
Este ano a UMinho volta a apresentar um acolhimento inovador através dos “embaixadores UMinho”. São estudantes das várias áreas de saber da academia, que vão dar a conhecer a universidade, as suas unidades orgânicas, os cursos e as rotinas aos novos colegas. Cerca de 300 embaixadores participaram, ao longo da última semana, em atividades de formação nos campi. A UMinho conta com eles para as 1ª, 2ª e 3ª fases de matrícula e acolhimento no âmbito do concurso nacional de acesso.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Todos os deputados do PS na Assembleia da República serão subscritores de um voto de congratulação à cidade de Guimarães pela conquista do título de Capital Verde Europeia 2026, informação avançada pelo deputado vimaranense Ricardo Costa.
Dezembro 3, 2024
“2030 - A Nova Ordem” é a quarta e última ópera apresentada no âmbito da quinta edição do Festival de Canto Lírico de Guimarães, organizado pela Associação Artística Vimaranense (ASMAV). Um espetáculo para assistir a 14 de dezembro, no Centro Cultural Vila Flor.
Dezembro 3, 2024
A Federação Distrital de Braga do Partido Socialista (PS) encerrou o processo de escolha dos cabeças de lista às Autárquicas 2025, para os quatro concelhos que formam o Quadrilátero Urbano, nomeadamente Guimarães, Braga, Barcelos e Vila Nova de Famalicão.