UMinho lidera projeto europeu para reduzir químicos na viticultura
O projeto chama-se Vinny, reúne dez países e conta com 8,3 milhões de euros do programa "Horizonte Europa".

A Universidade do Minhol idera um projeto europeu, com um financiamento de 8,3 milhões de euros, que tem como objetivo reduzir em 50% os químicos na viticultura.
Segundo a UMinho, o projeto visa “criar nanobiopesticidas e nanobiofertilizantes para combater pragas na viticultura, protegendo o ambiente, aumentando a produção, reduzindo custos e enfrentando as alterações climáticas.”
A instituição minhota acrescenta que “estudará os microbiomas de vinhas de Portugal, Espanha, Áustria e Dinamarca para formar cocktails potentes com perfis antifúngicos e fitofarmacêuticos que, por via da nanoencapsulação e estimulação, serão mais estáveis e eficazes.”
O projeto chama-se Vinny, junta 19 parceiros de dez países e conta nos próximos quatro anos com 8,3 milhões de euros do programa Horizonte Europa.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 24, 2025
A Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva - ANCCT), instituição responsável pela rede de centros de Ciência Viva, divulgou uma lista de diversos financiamentos ao Centro de Guimarães, ultrapassando os 76 mil euros, a que se somam os pagamentos aos professores alocados ao projeto e um financiamento do Norte 2020, de mais de 116 mil euros.
Abril 24, 2025
A Arquidiocese de Braga convida todas as paróquias, comunidades e instituições a unirem-se num gesto simbólico de comunhão e oração.
Abril 24, 2025
Guimarães foi um dos locais onde se realizaram buscas domiciliárias no âmbito da investigação. Foram detidas nove pessoas, com idades entre os 19 e os 45 anos.