UMinho: Plataforma gratuita de autoavaliação da dor crónica

A pensar no desconhecimento que ainda persiste sobre dor crónica, o Centro de Medicina Digital P5 da Escola de Medicina da UMinho lança uma plataforma gratuita na qual é possível perceber se o utilizador tem sintomas de dor crónica. “A dor crónica é uma das principais causas de visita aos cuidados de saúde por parte da nossa população, no entanto, continua a ser um dos problemas menos abordados junto dos pacientes portugueses”, explica o Centro de Medicina Digital P5.

Esta ferramenta, única em Portugal, foi desenvolvida por uma equipa multidisciplinar da Escola de Medicina da UMinho, “ajudando a identificar situações que possam beneficiar de encaminhamento para os cuidados de saúde ou aconselhar a marcação de uma consulta”.

O lançamento desta plataforma coincide com a celebração dos Dias Nacionais da Luta contra a Dor, que se celebram esta sexta-feira e sábado, 15 e 16 de outubro.

Além desta plataforma de autoavaliação gratuita, o P5 lança ainda um programa de monitorização, o Acompanhador, que será um “módulo essencial na gestão da dor crónica, na criação de estratégias individuais para o seu combate, e ainda na melhoria da qualidade de vida de cada paciente”.

No futuro, será disponibilizado um programa de consultoria para profissionais de saúde e cuidadores, centralizando informação e fornecendo formação especializada no campo da dor crónica.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?