UMinho reconhece conjugação entre excelência desportiva e académica

A Universidade do Minho (UMinho) vai premiar os seus estudantes que conjugaram a excelência desportiva com o sucesso académico em 2019/2020. Ao todo serão distinguidos, com os Prémios de Mérito Desportivo, 17 estudantes atletas que obtiveram resultados de excelência em 6 modalidades. A Natação foi a modalidade com mais premiados.

A cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, relativa à época 2019/2020 realiza-se esta segunda-feira, dia 21 de dezembro, pelas 15h00, no Auditório Nobre do Campus de Azurém, em Guimarães.

A sessão contará com a presença do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do Administrador dos Serviços de Acção Social, António Paisana, do Presidente da Associação Académica, Rui Oliveira, e do Chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos de Tóquio, Marco Alves, que fará uma intervenção sobre a importância do desenvolvimento das carreiras duais no âmbito do projeto olímpico.

Na época transata, a maior parte das modalidades viram canceladas as suas competições universitárias, devido à pandemia covid-19. Os atletas premiados nesta edição dos Prémios de Mérito Desportivo são aqueles cujas competições foram realizadas antes do confinamento de março, que paralisou não só o desporto universitário, mas todo o país.

Este será, sobretudo, um momento de homenagem aos estudantes atletas que, a título individual ou coletivo, conseguiram lugares de pódio nos Campeonatos Internacionais Universitários ou se tenham sagrado Campeões Nacionais Universitários e que, em simultâneo, tenham obtido aproveitamento a mais de 50% dos créditos no respetivo ano académico.

Estes prémios estão indexados ao valor da propina anual. O montante do prémio varia entre o valor integral da propina para os estudantes que conquistaram medalhas de ouro em competições internacionais universitárias, e 12,5% do valor integral da propina, no caso dos estudantes que se sagraram campeões nacionais universitários em modalidades coletivas ou provas por estafetas.

Os 17 estudantes premiados vão receber a bolsa e os respetivos certificados que atestam a sua excelência na vertente desportiva e académica. Estes surgem de 12 cursos da UMinho, sendo que as escolas mais representadas nos eleitos deste ano são a Escola de Engenharia (8) e a Escola de Medicina (5).

A equipa de Natação conquistou 10 medalhas no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Natação em Piscina Curta. Na classificação coletiva, os minhotos alcançaram o 3.º lugar do pódio. Esta foi a modalidade que viu mais atletas eleitos para receber o prémio (5). Na segunda posição ficaram as modalidades de Basquetebol 3×3 e Kickboxing com quatro premiados. Destes 17 estudantes que vão ser distinguidos, oito são do sexo feminino e nove são do sexo masculino.

A atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo é uma iniciativa que já vai na sua 11º edição. Ao todo, já foram atribuídos 870 Prémios de Mérito Desportivo num investimento global superior a 200 mil euros.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?