UMinho sobe nos rankings mundiais

A Universidade do Minho figura em dois dos principais rankings de instituições do ensino superior a nível mundial, o QS World University e o The University Impact Rankings.

No QS World University a academia minhota aparece listada entre o lugar 591 e o 600. Além da UMinho, as outras universidades portuguesas listadas neste ranking são a Universidade de Lisboa (UL) e a Universidade do Porto (UP), ambas no lugar 357, as duas academias portuguesas mais bem classificadas; Universidade Nova de Lisboa, no 428º lugar; Universidade de Aveiro, entre o 581º e o 590º lugar; e a Universidade Católica Portuguesa, entre o 801º e o 1000º lugar.

A UMinho melhorou este ano o seu posicionamento no QS World University, em que tinha ficado colocada entre o lugar 651 e o 700 nos últimos três anos. A UL e a UP distinguiram-se principalmente pela reputação académica e pelo número médio de citações por docente, dois dos critérios usados pelo ranking. A UMinho é mencionada, entre outras coisas, pelo seu forte empenhamento na internacionalização e pela intensidade das suas atividades internacionais.

Este ranking é liderado pela Massachusetts Institute of Technology, Stanford e Harvard, a nível mundial e por Oxford, Swiss Federal Institute of Technology e Cambridge, a nível europeu.

No QS Best Student Cities, que avalia as melhores cidades para os estudantes, a única cidade portuguesa nomeada é Lisboa (52º).

UMinho entre as mais sustentáveis

Entre as academias que melhor cumprem os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, a portuguesa mais bem classificada é a Universidade de Coimbra (62º). Neste ranking a UMinho aparece entre a 101ª e 200ª posição, juntamente com a Universidade de Aveiro e a Universidade Nova de Lisboa.

A UMinho destacou-se principalmente pela construção de infraestruturas resilientes, pela promoção da industrialização sustentável, pelo incentivo à inovação, pelo consumo sustentável, qualidade da educação e por estabelecer parcerias para implementar os objetivos de sustentabilidade.

As universidades do Algarve, da Beira Interior e de Trás-os-Montes e Alto Douro encontram-se entre o 201º e o 300º lugar. O ISCTE, em Lisboa, e a Universidade Católica Portuguesa integram lugares compreendidos entre as posições 301º e 400º . O Instituto Politécnico de Setúbal é a última instituição de ensino superior portuguesa listada, no 601º lugar, de 768 posições.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?