UMinho: Vimaranense Helena Machado distinguida com Prémio de Mérito Científico

A vimaranense Helena Machado foi uma das investigadoras distinguidas, pela Universidade do Minho (UM), com o Prémio de Mérito Científico 2022. A entrega de prémios esteve inserida na cerimónia do 48º aniversário da UM, que decorreu esta quinta-feira no renovado Teatro Jordão.

© Direitos Reservados

A investigadora do Instituto de Ciências Sociais mostrou-se satisfeita com o reconhecimento. “Sinto honra e gratidão, porque a UMinho criou-me as condições para eu ter liberdade para escolher os temas de investigação e eu sou devedora dessa liberdade”, referiu Helena Machado.

A professora catedrática Helena Machado é doutorada em Sociologia, na área de conhecimento de Sociologia e Metodologias Fundamentais e Agregada em Sociologia. Especialista nas dimensões éticas, sociais e políticas de partilha transnacional de dados genéticos e as controvérsias referentes a tecnologias emergentes no domínio da identificação criminal, é (co)autora de mais de 200 trabalhos académicos, livros e capítulos de livros de editoras internacionais e nacionais. Em 2015 foi-lhe atribuída uma Consolidator Grant de 1.8 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação, um dos financiamentos mais competitivos do mundo.

Os Prémios de Mérito Científico são atribuídos anualmente a investigadores da UM que se destaquem pela sua atividade de excelência. Este ano, o investigador Fernando Alexandre também viu o seu trabalho reconhecido com o mesmo galardão. “É a validação do meu trabalho pela minha instituição e de toda uma equipa, que motiva e nos dá confiança para prosseguirmos este caminho, dando o melhor de nós”, disse o professor da Escola de Economia e Gestão.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?