Universidade do Minho é a que mais cursos oferece no norte
Apresenta 57 licenciaturas e mestrados integrados para o concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Apresenta 57 licenciaturas e mestrados integrados para o concurso nacional de acesso ao ensino superior, cujas candidaturas abrem esta sexta-feira

É a universidade do Norte e a segunda do país, após Lisboa, com a maior e mais diversificada oferta educativa.
Em 2020/21, a UMinho dispõe de 2.915 vagas, superando as 100 vagas em cursos como Engenharia Informática (170), Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (140), Direito (125) e Medicina (120). No sentido de se ajustar à procura, as licenciaturas em Marketing e em Música passam para regime diurno. Contabilidade continua em regime pós-laboral, enquanto Direito e Educação surgem em ambos os regimes.
Só na presente década, a UMinho lançou sete licenciaturas: Artes Visuais, Proteção Civil e Gestão do Território, Criminologia e Justiça Criminal, Engenharia Física, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, Teatro e Design de Produto. O novo campus de Couros, em Guimarães, recebe três dos cursos.
Hoje, a UMinho tem cerca de 19.600 estudantes, sendo 13.000 de licenciatura e mestrado integrado, além de aproximadamente 1.000 docentes, 1.000 investigadores e 650 técnicos, administrativos e de gestão, distribuídos por vários polos em Braga e Guimarães.
Explorando continuamente novas áreas do saber, a UMinho afirmou-se entre as instituições congéneres e oferece múltiplas possibilidades a quem quer prosseguir estudos, especializar-se ou redefinir o seu percurso no contexto português ou no panorama internacional.
As candidaturas ao concurso nacional de acesso ao ensino superior abrem esta sexta-feira, 7 de agosto. O próximo ano letivo arranca a 6 de outubro, após as cerimónias de acolhimento aos novos estudantes.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 20, 2025
José Cunha, da AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia, diz que a alteração à lei dos solos não está clara em determinados pontos. Critica a falta de fiscalização que irá existir, caso o diploma seja aprovado no Parlamento, fala em legalidade duvidosa, com risco de casos corruptivos.
Fevereiro 20, 2025
A obra está praticamente concluída, mas os alunos vão regressar paulatinamente à unidade de ensino por altura do Carnaval.
Fevereiro 20, 2025
O Vitória e a CERCIGUI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães organizaram, no passado dia 15 de fevereiro, o Open ANDDI de Judo Adaptado