USF DE PONTE E RONFE JÁ SÃO ACREDITADAS

As USF (Unidades Saúde Familiar) de Ponte e Ronfe já são certificadas. A cerimónia decorreu esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal, e para além das duas vimaranenses, também duas UFS de Fafe e Vizela receberam a distinção.

“As organizações de saúde são complexas e o seu funcionamento exige interligação, poiso funcionamento de uma componente interefere sempre com o resultado final”. Foi desta forma que Carlos Guimarães, diretor executivo do ACES do Alto Ave, deu início à cerimónia. A segurança dos doentes, uma gestão integrada e a excelência em gestão foram considerados princípios base na área da saúde, com Carlos Guimarães a salientar que “a acreditação promove o empenho voluntário dos funcionários dos estabelecimentos”, sendo o “empenho, a sabedoria e a eficiência” fatores chave para o sucesso.

Para Raul Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, a região do Alto Ave tem tido um papel de “bandeira que vai à frente”, sendo que quando as USF nasceram, “estava no horizonte a necessidade da sua acreditação”. Ainda de acordo com o autarca, foi com a reforma das USF, que iniciou em 2006, que se “permitiu que os cuidados primários dessem o salto qualitativo”. “Foi uma aposta ganha porque para prestar melhores cuidados às pessoas tem de haver um serviço de saúde eficiente”, explicou.

Domingos Bragança, na qualidade de Presidente do Conselho da Comunidade do ACES do Alto Ave, destacou que a saúde é fundamental para todos. “Tenho de estar muito grato pelo trabalho desenvolvido até estas acreditações, para se atingirem melhores resultados e mais eficiência”. O também presidente da Câmara Municipal de Guimarães afirmou ainda que a saúde “não é só para médicos e enfermeiros” e, sobretudo “não é só a ausência de doença, é o bem-estar”.

O ACES do Alto Ave atingiu assim a meta proposta pelo Ministério da Saúde, que é de até 2024 todos os agrupamentos de centros de saúde tenham pelo menos 20% das instituições acreditadas.

Reportagem completa na próxima edição do Mais Guimarães, nas bancas a 13 de março.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?