Vânia critica atraso da ampliação do Centro de Recolha Animal
Domingos Bragança compromete-se com o ínicio das obras até ao final do ano.

Vânia Dias da Silva, vereadora eleita pela coligação Juntos por Guimarães (JpG), critica atraso de mais de dois anos da ampliação do Centro de Recolha Animal (CRO). Domingos Bragança compromete-se com o ínicio das obras até ao final do ano.

A vereadora relembrou, na reunião de Câmara da passada quinta-feira, que “há animais errantes a circular pelo concelho” e que “essa é uma queixa recorrente de todos os presidentes de junta e munícipes que se procupam com a questão”. “Há uma questão de saúde pública associada a este problema”, frisou Vânia Dias da Silva.
Em 2020, lembrou a vereadora da oposição, Domingos Bragança anunciou o alargamento das obras do CRO. Durante esta reunião, a vereadora esperava “ouvir que estava a ser lançada a primeira pedra”, mas, referiu, “o que aqui ouvimos é que é preciso fazer uma desafetação, fazer um projeto”.
“É extraordinário que há dois anos se tenha dito que o alargamento ia ser feito brevemente e afinal o que nós temos é uma resposta absolutamente redonda”, disse Vânia Dias da Silva mostrando descontentamento. “Podemos ter canil daqui a um ano, daqui a dois, daqui a três, daqui a dez”.
O presidente da Câmara informou que “o projeto está pronto para ir para revisão. Depois da revisão abre-se o concurso”. Comprometendo-se com o ínicio das obras até ao final do ano, Domingos Bragança disse “não ser possível” anunciar um projeto, tal como fez em 2020, e a obra iniciar-se passado meio ano. “Há muitas justificações imprevisíveis que podem fazer atrasar um projeto”, frisou.
Em setembro de 2019, a vice-presidente Adelina Pinto disse que o CRO seria alvo de obras de forma a duplicar o número de celas, passando de 50 para 100. Em julho de 2021, quase dois anos depois, Sofia Ferreira disse que, até ao final daquele mês, o projetista iria entregar os trabalhos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.
Abril 24, 2025
O serviço AIMA (Agência para a Imigração e Mobilidade), em Guimarães, tem vindo a desempenhar um papel importante na regularização e integração de migrantes, num esforço articulado entre o Município, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e a estrutura nacional da Agência.