Velhos Nicolinos: Qualquer recuo “será uma desilusão”
José Ribeiro, que preside há cerca de três anos à […]
José Ribeiro, que preside há cerca de três anos à Associação de Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães/Velhos Nicolinos, que tem sede na Torre dos Almadas, no Centro Histórico de Guimarães, acredita que as Festas Nicolinas deste ano se realizarão com alguma normalidade, com exceção do Pinheiro, o primeiro número, que “poderá ser alvo de algumas restrições”.
O presidente da AAELG/Velhos Nicolinos, que desde 1974 está ligado à questão das Nicolinas, quer em comissões, quer nas várias passagens pela associação, diz que há uma “grande expectativa” para a edição deste ano das festas, e que qualquer recuo “será uma desilusão” nomeadamente para os mais novos que “vivem muito os números deles, com muita ansiedade”.
Quanto aos Velhos Nicolinos, “na nossa idade, falamos sobretudo do Pinheiro e das Danças”, diz o presidente da associação.
Relativamente ao Pinheiro, José Ribeiro acredita que, apesar da “ansidedade” de muitos, o facto de dia 29 de novembro ser segunda-feira, e de algumas pessoas terem ainda “receios associados à pandemia”, poderá fazer com que não tenha “a dimensão de outros anos”, mas os restaurantes vão “voltar a encher”.
O presidente da associação aconselha que os participantes no Pinheiro tenham cuidados, mantendo as regras de distanciamento entre grupos: “Sejam prudentes e cautelosas porque o virus vai andar por aí”, diz José Ribeiro.
Já quanto às Danças de S.Nicolau, estão já, como é habitual, a decorrer os ensaios.
Segundo José Ribeiro, o processo de candidatura das Festas Nicolinas a Património Imaterial “está parado”. Depois da apresentação do livro com o estudo que foi realizado sobre as Festas Nicolinas, um livro de investigação “interessante”, “não houve mais nada”, diz, acrescentando que “o registo nacional ainda não está feito”, e “só depois do reconhecimento nacional é que poderá ser apresentada uma candidatura à Unesco”.
Apesar de se mostrar “disponível para colaborar” numa eventual candidatura, José Ribeiro teme que, a partir do momento em que a candidatura se concretize surjam “influências externas”, sobre as Festas. “É um processo complicado e difícil”, diz o presidente da AAELG/Velhos Nicolinos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 21, 2024
O Moreirense sofreu, este sábado, dia 21, a primeira derrota em casa, desta feita frente ao FC Porto, por 0-3.
Dezembro 21, 2024
A Junta de Freguesia de Aldão organiza na noite deste sábado, 21 de dezembro, um Concerto Solidário de Natal.
Dezembro 20, 2024
Inserida numa estratégia de crescimento e solidificação da marca, e de aproximação ao cliente, a MOOD imobiliária inaugurou na tarde desta sexta-feira, dia 20 de dezembro, o seu novo espaço na Rua de Santo António, em Guimarães.