CAISA lança projeto internacional de educação de adultos para a sustentabilidade
A iniciativa tem como objetivo capacitar aprendentes adultos e profissionais em áreas centrais da sustentabilidade, reforçando competências essenciais para responder aos desafios ambientais e sociais atuais.

© CAISA
A CAISA afirmou-se como uma referência nacional no desenvolvimento de projetos nas áreas da educação, cultura e intervenção social e prepara-se agora para lançar, em 2026, um novo projeto inovador de educação de adultos, intitulado Creating Sustainable Communities.
O projeto integra workshops, partilha de boas práticas e experiências internacionais, com enfoque na economia circular, sustentabilidade, mobilidade verde e conservação da natureza. Conta ainda com a colaboração de entidades parceiras de Espanha, Itália, Grécia e Turquia, criando uma plataforma de cooperação internacional que permitirá divulgar o know-how da CAISA e levar as boas práticas operacionais desenvolvidas no território Oeste de Guimarães a outros contextos europeus.
Ao longo do ano, os participantes terão acesso a atividades formativas, mentoring e oportunidades de networking, promovendo o reforço de competências práticas e estratégicas para a implementação de soluções sustentáveis nas respetivas comunidades.
Em declarações, Alberto Fernandes, presidente da CAISA, sublinha a importância do projeto para a transformação social: “A educação, a partilha de conhecimento e o envolvimento das comunidades nos processos de práticas de governança são instrumentos essenciais para transformar a sociedade de forma consciente e responsável. Este projeto visa também levar aos países parceiros as boas práticas na área da sustentabilidade, operacionalizadas no território oeste de Guimarães, e dar a conhecer, desta e de outras formas, Guimarães, Capital Europeia Verde 2026”.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Janeiro 22, 2026
A histórica vitória do Vitória Sport Clube na Taça da Liga 2025/26 teve forte repercussão fora das quatro linhas. As camisolas usadas na competição, colocadas em leilão numa plataforma online em parceria com o clube, despertaram grande interesse e atingiram valores expressivos.
Janeiro 22, 2026
A edição de 2026 da Heimtextil confirma aquilo que, em Guimarães, há muito se sabe: o concelho é um dos grandes motores da indústria têxtil portuguesa e europeia. A forte presença empresarial vimaranense na maior feira internacional de têxteis-lar não é apenas um dado estatístico impressionante, é uma afirmação clara de capacidade, visão estratégica e ambição coletiva.
Janeiro 22, 2026
O estúdio de dança Star Dancers apresenta no próximo dia 24 de janeiro, pelas 17h00, o espetáculo “Portal Mágico da Disney”, no Multiusos de Guimarães. A iniciativa convida toda a família para um serão onde a arte e a imaginação dão vida a um universo mágico, marcado pela emoção e pela esperança.
Janeiro 22, 2026
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento significativo das condições meteorológicas nos próximos dias, com chuva forte, vento intenso e queda de neve, levando à emissão de avisos amarelos para várias regiões.
Janeiro 22, 2026
Ao Mais Guimarães, Nuno Vaz Monteiro, presidente da Concelhia do Chega de Guimarães confirmou que dois dos detidos na operação Irmandade, da Polícia Judiciária (PJ), por ligação ao grupo extremista 1143, são militantes do partido.
Janeiro 22, 2026
Três militantes do Chega que foram candidatos pelo partido estão entre os 37 detidos na megaoperação da Polícia Judiciária (PJ) que desmantelou o Grupo 1143, uma organização apresentada como de ideologia neonazi. A operação levou ainda à constituição de 15 arguidos e teve como objetivo prevenir a prática de crimes violentos, incluindo homicídios, anuncia a Polícia Judiciária.





