VIA VERDE CHEGA AOS PARQUES E AOS PARCÓMETROS DE GUIMARÃES EM 2020

A decisão foi anunciada esta segunda-feira, em reunião municipal.

©  João Bastos/ Mais Guimarães

A partir de 2020, Guimarães passará a dispor do serviço de via verde nos parques de estacionamento públicos e nos parcómetros. A decisão foi anunciada esta segunda-feira, em reunião municipal, depois de uma intervenção do vereador social democrata André Coelho Lima.

No período antes da ordem do dia, o vereador disse ser “incompreensível” como, em Portugal, 19 municípios já utilizarem a via verde nos parcómetros, em Guimarães, tal não se verificar “nem sequer nos parques de estacionamento”. “Quanto temos um parque de 400 lugares inaugurado há muito pouco tempo, que também não tem via verde, é incompreensível”. André Coelho Lima considerou ainda que tal fator “dá uma imagem negativa” da cidade para quem a visita. “A resposta habitual foi que já estavam a pensar nisso. Já começa a ser recorrente, mas ficamos muito satisfeitos que realmente vá acontecer”, admitiu.

O autarca vimaranense, Domingos Bragança, afirmou que a adesão à via verde foi equacionada para o Parque de Camões e que a resposta dos serviços “foi uma resposta económica, devido à percentagem exigida pela Via Verde no valor dos tarifários”. “A via verde é para instalar, numa primeira fase, nos parques e, depois, à superfície, nos parcómetros. A decisão foi tomada há cerca de dois ou três meses”, assegurou.

Segundo a vereadora responsável pelo departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, Sofia Ferreira, a adoção de mecanismos disponibilizados pela via verde “tem sido tida em consideração no sentido de melhorarmos os serviços para sermos eficientes e eficazes”. “Só fazia sentido que esta implementação ocorresse quando tivéssemos em funcionamento o nosso maior parque público, o Parque de Camões”, apontou. Sofia Ferreira garantiu que a implementação das duas modalidades decorrerá no início do próximo ano e que, no caso dos parcómetros, o serviço funciona através de uma aplicação móvel.

Estacionamento abusivo é “incompreensível”

Na mesma intervenção André Coelho Lima afirmou que a Câmara “deveria ter uma posição mais firme” relativamente ao estacionamento abusivo. “É incompreensível que haja estacionamento em locais de estacionamento proibido, em cima de passeios, ao lado de parque de estacionamento”, lamentou. O vereador considera que, se o município está a investir em parques para criar alternativas ao estacionamento, é “incompreensível que haja estacionamento em violação permanente das regras de trânsito e da facilidade de fruição dos peões”. “É uma questão de autoridade da PSP e também uma preocupação do município”, elencou.

O autarca disse estar “inteiramente de acordo” com André Coelho Lima. “Da parte dos cidadãos que transgridem, é uma indecência do ponto de vista de cidadania. Tem que haver tolerância zero, principalmente quando há oferta. As nossas forças policiais, como a Polícia Municipal e a PSP, não podem tolerar essa transgressão, porque trata-se do conforto da vida comunitária”, afirmou. O autarca garante que tem deixado latente essa informação junto das forças policiais.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?