“Vida Feliz” celebra o Natal com 1400 seniores e prova que velhos são os trapos
O Multiusos de Guimarães foi palco, esta quarta-feira, dia 04, da Festa de Natal do projeto “Vida Feliz”, que abrange 1400 seniores do concelho de Guimarães.
Um projeto dinamizado pela Tempo Livre, com o apoio da Câmara de Guimarães, que leva já seis anos e que tem como finalidades a promoção da atividade física, a melhoria de qualidade de vida e o fomento do convívio entre a população senior.
Ao som dos Trad&Minho, a música popular despertou a energia dos participantes, que se divertiram durante umas horas tanto a dançar, como a participar em algumas atividades. Tiveram também a oportunidade de andar de vespa e de carros antigos, na zona exterior do pavilhão.
Pedro Ferreira, diretor adjunto e coordenador dos serviços desportivos e sociais, disse ao Mais Guimarães que o objetivo, desde 2018, “é trazer coisas novas à população e fazer com que, como o próprio nome indica, estas pessoas sejam mais felizes”. “Temos de ser criativos, este ano podem fazer slide [com o apoio dos Bombeiros de Guimarães], andar de vespa, de carros antigos, afastando o dogma e o preconceito que existe de que a partir de uma determinada idade, não se pode ser feliz”, referiu ainda.
Regozija-se pelo “franco crescimento” do projeto em si, “e é uma enorme satisfação” ver que, deste modo, há um contributo “para que as pessoas se sintam melhor”.
Mudar mentalidades de gerações de outrora é um dos principais desafios. Mas mais nos homens. “Vêm de uma geração mais complicada de aceitar, principalmente os homens e isto acontece ao nível nacional. Temos uma taxa de participação feminina na ordem dos 80%, no entanto, notamos que isso se vem a esbater e que as pessoas, hoje, estão muito mais sensibilizadas para a importância do exercício físico”.
O Vida Feliz, refira-se, desenvolve mais de 100 horas semanais de atividades físicas, incluindo aulas de pilates, dança, walking football, ginásio, entre outras.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 17, 2025
Tiago Freitas subiu ao pódio na São Silvestre da Trofa e Catarina Borges conquistou a vitória na categoria Sub-23 feminino da Corrida de Ano Novo em Esposende.
Janeiro 17, 2025
Com o mesmo lema, "Venha quem vier, o Carnaval é em Pevidém", foi apresentado esta sexta-feira, dia 17, o programa deste evento que é já marca da vila.
Janeiro 17, 2025
Guimarães investe em duas empreitadas de beneficiação de pavimentos em importantes arruamentos do concelho, com o objetivo de "melhorar as condições de circulação, garantindo maior segurança e qualidade na mobilidade rodoviária", nomedamente em Selho S. Lourenço, S. Torcato e Selho S. Jorge.