Vimágua investe na despoluição da Ribeira de Couros

A Vimágua vem prosseguindo um trabalho sistemático de inspeção da rede de saneamento, de correção de situações de ligações indevidas de águas pluviais à rede de saneamento, assim como, de ligações indevidas de esgotos à rede de águas pluviais, visando a despoluição e a valorização das linhas de água, desígnio partilhado com os Municípios de Guimarães e Vizela.

Neste contexto, “criaram-se equipas especializadas, que estão no terreno, com recurso, designadamente, a técnicas de inspeção vídeo dos coletores e a máquinas de fumos”, pode ler-se em nota enviada às redações.

No seguimento deste trabalho, foram recentemente detetadas situações irregulares em vários prédios da Avenida D. João IV.

Assim, a Vimágua, “colaborando com os proprietários dos prédios em causa, encontra-se a desenvolver um conjunto de trabalhos, tendentes à eliminação das afluências indevidas de esgotos à rede de águas pluviais, que, estando encaminhadas para a Ribeira de Couros, degradam a qualidade das suas águas”.

Estes trabalhos representam um investimento de cerca de 30 mil euros e consistem num prolongamento do coletor de águas residuais, numa extensão de aproximadamente 120 metros no arruamento paralelo à Avenida D. João IV e na reformulação das redes prediais nas caves de 16 blocos habitacionais a que correspondem 126 apartamentos.

“Os trabalhos acima referidos vão permitir eliminar a afluência de cerca de 50 m3/diários de esgotos à Ribeira de Couros, contribuindo, assim, para melhorar a qualidade das suas águas e do seu ecossistema”, conclui a mesma nota.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?