VITÓRIA EMPATA COM O STANDARD E ESTÁ FORA DA LIGA EUROPA
O Vitória está fora da Liga Europa e vai no dia 12 de dezembro a Frankfurt para a última ronda europeia.
O Vitória está fora da Liga Europa. Os “conquistadores” precisavam de uma conjugação de resultados favorável para seguir na competição, algo que acabou por não acontecer. Os vitorianos empataram a uma bola frente aos belgas do Standard Liège, mas precisavam de mais para alimentar o sonho europeu.
No último jogo em casa, os vitorianos incomodaram os belgas e a ofensiva vimaranense foi muitas vezes travada pelo guardião Arnaud Bodart. Num jogo de parada e resposta, em que ambas as equipas tinham o futuro europeu em jogo, o Vitória criou oportunidades mas ainda não foi desta que conseguiu o primeiro triunfo nesta edição da Liga Europa.
As contas eram complicadas. Para além de ganhar, os vitorianos precisavam de ajuda inglesa, no jogo entre Arsenal e Frankfurt, para não ir à Alemanha para cumprir calendário. Mas o Arsenal acabaria por cair perante os alemães; embora tivesse saído para o intervalo a ganhar.
Mas vamos ao jogo. O ambiente nas bancadas contrastou com o aconteceu em campo nos minutos inicias. Os adeptos visitantes atiraram potes de fumo para o relvado e a neblina que pairava no Afonso Henriques tardou a desaparecer – o relógio marcava cinco minutos quando se extinguiu. Os primeiros 11 minutos da partida ficaram marcados por algum nervosismo de parte a parte. Tratava-se de uma partida importante para ambas as equipas. É que se para o Vitória o triunfo era obrigatório, para a formação de Liège os três pontos podiam deixar as contas bem encaminhadas para seguir em frente na Liga Europa.
O primeiro sinal de perigo veio do pé esquerdo de André Pereira. O remate do avançado pôs à prova os reflexos de Arnaud Bodart, que respondeu à altura. A resposta não se fez demorar e dois minutos depois, a atacar em direção à falange de apoio que se deslocou da Bélgica, o Standard ameaçou e Carcela atirou às malhas laterais.
O jogo partiu-se e houve oportunidade para as equipas aproveitarem o espaço. À passagem do minuto 28, Lestienne surge isolado, mas dispara fraco para a defesa de Douglas. Dois minutos depois foi a vez do guardião belga mostrar serviço novamente. Na sequência de um canto para os belgas, Vitória recupera a bola e, num contra-ataque rápido, com algumas carambolas, o esférico chega aos pés de Bruno Duarte.
A tentativa do brasileiro esbarrou no guarda-redes dos belgas. O lance não deixou o avançado nas melhores condições, acabando por ser substituído perto do intervalo: Ivo Vieira lançou Davidson na partida.
Momento decisivo
Aos 38 minutos de jogo deu-se o momento decisivo da partida com Samuel Bastien a forçar uma grande penalidade. Douglas sai da baliza em bucas de uma bola perdida e o belga cai próximo do guarda-redes. O árbitro Serhiy Boiko cai no engodo e aponta para marca dos 11 metros. Na conversão, Maxime Lestienne não perdoou e colocou os belgas em vantagem no jogo.
Os ânimos no Afonso Henriques exaltaram-se, mas os adeptos teriam motivos para celebrar. No derradeiro lance da primeira parte, um cruzamento de Sacko encontra a cabeça de Lucas Evangelista que amortiza para André Pereira repor a igualdade no marcador. Na sequência dos festejos, Moreno é expulso do banco do Vitória.
O ucraniano saía para os balneários sob um coro de assobios. 1-1 ao intervalo. Com este resultado, o Vitória diria um adeus definitivo à prova. No outro jogo do grupo o Arsenal até ajudava: vencia o Frankfurt por 1-0, em Londres.
Más notícias de Londres
Tal como a primeira, a segunda metade da partida começou morna. O relvado do Afonso Henriques dava sinais de algum desgaste e a bola rolava rápido.
Mas se em Guimarães o jogo estava mastigado, em Londres havia golos e más notícias para os vimaranenses. O Frankfurt dava à volta ao marcador e deixava as contas do Vitória ainda mais complicadas. O Arsenal teria que marcar dois para alimentar o sonho no “Castelo”
À passagem dos 66 minutos há a primeira intervenção de um guarda-redes digna de registo: Edwards consegue entrar na área belga, mas Bodart não permite que o remate do inglês encontre o melhor caminho.
Os vitorianos estavam por cima e recuperavam bolas ainda no meio campo da formação de Liège. Os adeptos acreditavam, mas um Bodart inspirado ia afugentando a ofensiva vimaranense.Aos 80´foi a vez de Douglas mostrar serviço com uma estirada em resposta a um remate de longa distância de Amallah.
O jogo ainda esteve ao alcance de ambas as equipas, que nos minutos finais procuravam a todo o custo um golo. Mas o resultado não se alteraria. O Vitória está fora da Liga Europa e vai no dia 12 de dezembro a Frankfurt para a última ronda europeia.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Via Flor.
Outubro 14, 2024
Teste, que se realiza entre os dias 17 e 19 de outubro, procura avaliar o impacto dos projetos de qualificação e regeneração, em fase de conclusão da Alameda S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), Rua de Santo António e Av. D. João IV, com incidência na mobilidade viária.
Outubro 14, 2024
O médico vimaranense Hélder Pereira foi eleito presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT),durante o congresso que decorreu em Viana do Castelo.