VITÓRIA INICIA MAIS UMA CAMINHADA EUROPEIA NO LUXEMBURGO

A contagem decrescente para o regresso do Vitória aos relvados está prestes a terminar. O ‘tiro’ de partida para a época 2019/20 vai soar no Luxemburgo, às 19:30 portuguesas, diante da Jeunesse Esch, terceiro classificado na última edição do campeonato daquele país. A primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa é o primeiro obstáculo num percurso que envolve ainda a terceira pré-eliminatória e o play-off antes da chegada à fase de grupos, objetivo já assumido pelo Vitória. Caso se apure para o play-off, a equipa de Ivo Vieira terá de cumprir até ao final de agosto 10 jogos oficiais, alguns deles para o campeonato e para a Taça da Liga.

A equipa de Esch-sur-Alzette eliminou o Tobol na primeira pré-eliminatória, graças ao critério dos golos fora – empatou 1-1 em Astana, depois do 0-0 registado em casa -, e decidiu trocar de estádio para o primeiro duelo da sua história com uma equipa portuguesa. Ao invés do Stade de la Frontière, com capacidade para 5.400 pessoas, o clube mais titulado daquele país (28 campeonatos e 13 taças) escolheu o Stade Josy Barthel, com perto de 8.000 lugares, na Cidade do Luxemburgo, 17 quilómetros a nordeste.

Espera-se muito apoio ao Vitória nas bancadas do estádio nacional luxemburguês; além daquela capital ser um centro de emigração portuguesa, está também a menos de 500 quilómetros de Bruxelas (Bélgica), Paris (França) ou Genebra (Suíça), outros núcleos da diáspora portuguesa. As bancadas vão-se encher com as expetativas em redor da primeira performance a sério dos pupilos de Ivo Vieira.

Após o desaire no primeiro jogo da pré-temporada, frente ao Arouca (2-1), o Vitória venceu os três particulares contra adversários da Primeira Liga – Desportivo das Aves (1-0), Famalicão (5-2) e Rio Ave (1-0). Todos os elementos do plantel tiveram os seus minutos nos primeiros três ensaios, mas Ivo Vieira alterou essa política em Vila do Conde, tendo aguentado por cerca de 75 minutos a equipa inicial, disposta em 4x3x3 e formada por Miguel Silva, Victor Garcia, Frederico Venâncio, Tapsoba, Rafa Soares, Al Musrati, Joseph, João Carlos Teixeira, Rochinha, Davidson e Alexandre Guedes. Todos esses jogadores estão convocados e as alterações no ‘onze’, se existirem, devem ser escassas.

O embate com a Jeunesse é o 73.º nas provas oficiais da UEFA (incluindo pré-eliminatórias), num ano em que se assinala precisamente o 50.º aniversário da estreia europeia – em 10 de Setembro de 1969, o Vitória recebeu e venceu por 1-0 o Banik de Ostrava, da então Checoslováquia, para a primeira eliminatória da Taça das Cidades com Feira, competição equivalente à Liga Europa.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?