Vitrus desafia a criação de uma Associação Nacional de Fiscalização Ambiental

A criação de uma Associação Nacional de Fiscalização Ambiental foi o destaque do Encontro Nacional de Fiscalização Ambiental, promovido esta semana pela Vitrus Ambiente, em Guimarães.

© Vitrus Ambiente

O evento decorreu no CIVA – Centro de Inovação da Vitrus Ambiente, instalado na antiga Casa de Dardos, e reuniu representantes de diversas autarquias e entidades gestoras de resíduos, consolidando-se como uma referência nacional no debate sobre políticas de defesa do ambiente e promoção da sustentabilidade.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e do presidente do Conselho de Administração da Vitrus Ambiente, Sérgio Castro Rocha. Durante o discurso de abertura, Sérgio Castro Rocha lançou o desafio da criação da associação, visando promover a colaboração entre municípios e a melhoria dos serviços prestados. “Queremos aprofundar estes encontros e partilhas entre municípios. Depois deste encontro voltaremos certamente a conversar para desenvolver esta ideia”, afirmou.

Para Domingos Bragança, a fiscalização é um instrumento central da política ambiental. “É necessária a participação ativa dos cidadãos, mas também políticas públicas claras e fiscalização coerciva, incluindo a aplicação de multas”, destacou.

O encontro incluiu seis painéis temáticos que abordaram a visão local em Guimarães, a evolução das contraordenações nas autarquias, a mitigação das deposições ilegais de resíduos, o papel da comunicação na mudança de comportamentos, os desafios do incumprimento das normas de deposição de resíduos urbanos e uma reflexão sobre o futuro da fiscalização ambiental.

Entre os oradores estiveram representantes das câmaras municipais de Fafe e Águeda, Cascais Ambiente, AGERE, Esposende Ambiente, Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, Porto Ambiente, Resíduos do Nordeste e da consultora de comunicação NOWA.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS