Vitrus recolheu mais de 7 mil toneladas de resíduos orgânicos em 2025
A Vitrus Ambiente recolheu mais de 7 mil toneladas de resíduos orgânicos ao longo de 2025, em Guimarães, consolidando o crescimento da recolha seletiva de biorresíduos no concelho.

© Vitrus
Segundo a Vitrus, este desempenho evidencia “a crescente adesão da população, das instituições e do setor da restauração à separação de resíduos orgânicos, um passo fundamental para uma gestão mais eficiente dos resíduos urbanos e para a redução do impacto ambiental”. Em paralelo, registou-se um aumento de 9% na recolha de resíduos indiferenciados, que passou de 39 416 toneladas em 2024 para 43 051 toneladas em 2025, na área de intervenção da empresa, que abrange cerca de 75% do concelho de Guimarães. De acordo com a Vitrus, este crescimento está associado ao alargamento da área de atuação e ao reforço da capacidade operacional.
A recolha seletiva de biorresíduos em Guimarães teve início em 2022, através de um projeto-piloto no centro histórico, e tornou-se desde então uma prioridade estratégica da Vitrus Ambiente. A operação foi progressivamente alargada a todas as escolas do concelho, bem como a restaurantes, cafés e lares, abrangendo as freguesias da cidade e ainda Costa, Mesão Frio, Urgezes, Creixomil, Azurém, Fermentões, Caldelas e Ponte.
A aposta na recolha de resíduos orgânicos permite reduzir significativamente a quantidade de resíduos indiferenciados enviados para tratamento, promovendo a valorização dos biorresíduos e contribuindo para o cumprimento das metas ambientais nacionais e europeias.





