Vitrus regista mais de 600 ocorrências de infrações ambientais no concelho em 2025
A Vitrus Ambiente divulgou o balanço da atividade do serviço de Fiscalização Ambiental em Guimarães ao longo do ano de 2025, período durante o qual foram detetadas 616 ocorrências no concelho.

© Vitrus Ambiente
Estes dados destacam a importância do serviço na promoção do cumprimento das normas ambientais e na proteção do espaço público. Segundo o relatório, foram identificados 258 infratores, “com várias abordagens efetuadas em campo e a instauração de processos de contraordenação, incluindo a aplicação das coimas previstas na legislação”. Do total de ocorrências registadas, “metade (50%) está relacionada com deposições fora dos equipamentos adequados, 26% referem-se à deposição indevida de resíduos volumosos, 11% a resíduos industriais, 9% a resíduos de construção e demolição (RCD) e 4% a deposições realizadas fora do horário permitido”.
Estes números “evidenciam que a deposição incorreta de resíduos continua a ser um dos principais desafios para a gestão e limpeza do espaço público no município”. A fiscalização da Vitrus desenvolveu-se de forma contínua por todo o território de Guimarães, garantindo o cumprimento do Regulamento de Gestão de Resíduos Urbanos, criado em parceria com o Município. Paralelamente, foram promovidas ações de correção de comportamentos ilegais, prevenção de infrações e campanhas de sensibilização junto da população.





