Xavi reconhece que tem sido uma “época incrível”
Xavi, guarda-redes do Vitória de Guimarães, em entrevista ao órgão de comunicação do clube, fala sobre o sucesso dos Sub-15, o treino na equipa A e a chamada à seleção.

O jovem, natural de Santa Maria da Feira, está a colher os frutos do seu esforço e dedicação. A registar para esta temporada tem na lista uma convocatória para a seleção nacional, treinos com a equipa principal do Vitória e uma performance na 1ª Fase do Campeonato Nacional que lhe permitiu ser o guarda-redes menos batido de Portugal.
Aos meios de comunicação do clube, Xavi falou sobre o apoio incondicional da sua família.”Os meus pais fazem um esforço muito grande para eu fazer aquilo que gosto. Como moro longe, a viagem ainda é longa e a minha mãe tem de me levar, às 6h30, até ao Porto, para aí ser recolhido pela carrinha do Clube. E no final do dia, quando volto, tem de fazer o mesmo. É, também por isso, que quero muito ter sucesso, pois sei bem o quão exigente é para eles. Quando os vejo na bancada, a assistirem aos meus jogos, fico muito feliz”, disse.
Completando o seu terceiro ano no clube, Xavi tem vivido uma temporada recheada de momentos marcantes. “Em setembro fui pela primeira vez à seleção nacional e foi espetacular”, afirmou, destacando o quanto tem aprendido com os treinadores da seleção e como isso tem sido fundamental para o seu crescimento. Além disso, recorda com carinho o momento em que foi chamado a treinar com a equipa principal em outubro, uma experiência que descreveu como “muito especial”.
No que diz respeito ao desempenho da equipa Sub-15, Xavi atribui o sucesso a todo o coletivo. “A melhor defesa começa no ataque”, disse, lembrando que a defesa menos batida da 1ª Fase do campeonato é fruto do esforço de todos. A equipa, que lidera a competição, tem mostrado uma grande coesão e confiança a cada jogo, com Xavi a ser o principal responsável por manter a baliza imaculada.
Na Fase de Apuramento de Campeão, a equipa empatou 1-1 contra o Tondela, resultado que Xavi considera positivo para a moral da equipa. “Se calhar foi bom termos empatado com o Tondela porque serviu para colocarmos os pés no chão e percebermos que não teremos jogos fáceis nesta fase final. Chegámos mais focados ao segundo jogo e ganhámos o dérbi. Foi um grande jogo, onde estivemos concentrados do primeiro ao último minuto”, comentou, já com a vista no próximo desafio contra o Rio Ave.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 22, 2025
O acordo contempla a criação de um “parque de lazer naturalizado” nos terrenos contíguos ao Museu da Cultura Castreja, à boleia da candidatura para a recuperação do rio Febras.
Março 21, 2025
A Câmara Municipal de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia vão assinar amanhã, sábado, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja, o protocolo de cooperação para a criação do Parque Florestal da Quinta de Ponte.
Março 21, 2025
Isto quer dizer que a associação espera que haja uma cooperação por parte da autarquia, e que este debate de ideias, que ocorreu no Centro Cultural Vila Flor, na última quinta-feira, não signifique apenas uma das iniciativas a compor um programa de aniversário.