11 DE NOVEMBRO, DIA DE SÃO MARTINHO
Tradicionalmente a data é comemorada com o magusto.
Martinho de Tours foi um militar, monge, bispo e santo católico, nascido a 316 e falecido a 397.
A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Acredita-se que este milagre tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.
Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.
São Martinho tornou-se no padroeiro dos mendigos, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho.
Foto: DR
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 23, 2024
Rui Borges disse, no final da partida que garantiu a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal, que a sua equipa venceu de forma justa, deixando elogios aos seus jogadores.
Novembro 23, 2024
Não há videoarbitro na Taça de Portugal e hoje, no D. Afonso Henriques, o juiz da partida, Miguel Fonseca, protagonizou um momento polémico, ao reverter um penálti a favor do Leiria, depois de ouvir os seus auxiliares.
Novembro 23, 2024
Òscar Rivas e Kaio César foram os autores dos golos da equipa de Rui Borges.