1.ª EDIÇÃO DO “CONVÍVIOS INTERNACIONAIS DE MÚSICA DE GUIMARÃES” ARRANCA DIA 21 DE JULHO

O Paço dos Duques de Bragança vai ser o palco de quatro dias de “Convívios Internacionais de Música”. De 21 a 24 de julho, Guimarães recebe reputados músicos internacionais, provenientes do Japão, Hong Kong, Austrália, Eslováquia e Portugal, para um certame que conta com concertos, “Masterclasses” e um “Concurso Internacional de Violino”.

Os professores Eliseu Silva e Marian PIvka asseguram a direção Artística do festival, que terá a organização do evento a cargo do Convívio – Associação Cultural, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, Sigma Smile, Santa Luzia ArtHotel, entre outros.

Eliseu Silva referiu que este projeto foi incubado há cerca de dois anos e destacou os prémios do festival. “Um dos prémios dá possibilidade de uma ligação internacional muito forte e abre portas a nível internacional. O aluno que ganhar o prémio principal tem a possibilidade muito forte de tocar em orquestras na China ou nos Estados Unidos e ter uma bolsa de estudo”, explicou.

O presidente da direção do Convívio, César Machado, pretende envolver a cidade nesta iniciativa. “O Convívio sente-se bem nesta área a realizar iniciativas desta natureza. Espero que seja apenas a primeira edição de muitas”, afirmou em declarações aos jornalistas na apresentação do Festival Internacional de Música, que se realizou no Santa Luzia ArtHotel.

Já a vereadora da cultura, Adelina Paula Pinto, sublinhou a oportunidade de colaborar com grandes artistas internacionais e a ligação cultural com os cidadãos e associações. “Este evento consegue ser um cruzamento de algo que defendo enquanto vereadora da cultura: a ligação entre educação e cultura, o trazer a cultura para o espaço público e a ligação com as associações, neste caso o Convívio”, disse.

O “Concurso Internacional de Violino de Guimarães 2018” junta participantes até aos 18 anos e com prémios que ascendem aos 3.000 euros. Destaque para a presença de um comitê internacional, com o júri composto por Jacky Wong (Hong Kong/Austrália maestro), Yasuko Miyauchi (Japão, violino), Eliseu Silva (Portugal, violino e maestro) e Filipa Abreu (Portugal, violino).

O concerto de abertura está agendado para dia 22 de julho, com os diretores artísticos Eliseu Silva e Marian PIvka, data que arranca o “Concurso Internacional de Violino”. No dia 23 de julho é a vez de subir ao palco Gareth Szakos e Jacky Wong e das eliminatórias do concurso. No último dia (24 de julho) acontece o concerto de laureados e a entrega de prémios. Os concertos dos “Convívios Internacionais de Música de Guimarães” contam com entrada livre.

Um programa livre até aos 18 anos, com prémios que ascendem aos 3.000 euros e com a presença de um comitê internacional. Conte ainda com os concertos de Paris Deuxbut, Gareth Szakos, Jacky Wong, e Yasuko Miyauchi. Paralelamente, desenrola-se as “Masterclasses” de violino, piano, direção e música de câmara.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?