Campo de S. Mamede é palco das comemorações da “primeira tarde portuguesa”

Completam-se, este ano, 894 anos desde a Batalha de S. Mamede, a 24 de junho. Para Guimarães, o "Dia 1 de Portugal" tem um sabor diferente, especialmente este ano que, após dois anos de pandemia, traz consigo uma programação vasta para honrar a memória do primeiro Rei de Portugal.

dia um de Portugal

Completam-se, este ano, 894 anos desde a Batalha de S. Mamede, a 24 de junho. Para Guimarães, o “Dia Um de Portugal” tem um sabor diferente, especialmente este ano que, após dois anos de pandemia, traz consigo uma programação vasta para honrar a memória do primeiro Rei de Portugal.

© Direitos Reservados

O Campo de S. Mamede é o local escolhido para as comemorações, cujo ponto alto é a sessão solene que acontecerá pelas 18h30. Este ano, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, vai associar-se às comemorações, presidindo à cerimónia que é aberta ao público.

Neste dia da Fundação de Portugal, também considerado como “A primeira tarde portuguesa”, pelo historiador José Mattoso, terá também lugar a entrega de Medalhas de Mérito Municipal. Teresa Gama Brandão, Jorge Nascimento, Ernesto Soares e Vasco Silva de Faria serão as personalidades distinguidas.

Teresa Gama Brandão vai receber a medalha de mérito social. Nascida em Vila Praia de Âncora, rumou até Inglaterra onde concluiu o curso de Língua Inglesa e estudou História e Poesia Anglo-saxónicas. Posteriormente, em Guimarães, exerceu a sua atividade profissional no Colégio de Nossa Senhora da Conceição, onde lecionou aquelas línguas durante 15 anos. Impulsionou a criação da Associação Luso-Britânica e, mais tarde, do Instituto Luso-Britânico, do qual é coordenadora e diretora de Estudos desde a sua criação, há 42 anos. Foi eleita para assumir responsabilidades dirigentes na Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, a cuja Assembleia Geral presidiu durante 12 anos, na Conferência Vicentina ou no Lions Clube, onde a chegou a presidir ao Conselho Nacional de Governadores.

Jorge Nascimento vai receber a medalha de mérito cultural. Ligado a Guimarães desde o verão de 1963 e residente desde 1970, Jorge Nascimento ligou-se ao movimento associativo em 1971, tornando-se sócio fundador e dirigente da Associação JUNI. Foi também sócio Fundador e membro dos corpos sociais do Motor Club de Guimarães, Presidente da direção da ERDAL, Vice-Presidente da Sociedade Musical de Guimarães e Membro fundador do Chorus Anima Populi.

Licenciado em Português e Francês, Mestre em Educação com especialidade em Desenvolvimento Curricular, e Doutorando em Educação com a mesma especialidade, desenvolveu uma intensa carreira profissional e desempenhou inúmeros cargos de responsabilidade. Autor de inúmeros artigos em revista e em livro no âmbito da formação e da educação, desempenha atualmente as funções de Coorientador de Teses de Mestrado em Administração e Gestão Escolar, na Universidade Portucalense, e, também Consultor da Universidade Católica para os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.

A medalha de mérito humanitário será entregue a Ernesto Soares. Nascido em 1957, em Vieira do Minho, Ernesto Soares dedicou mais de 47 anos, de bons e efetivos serviços, aos Bombeiros Portugueses. Alistado no Corpo de Bombeiros de Caldas das Taipas desde agosto de 1973, ali foi percorrendo os sucessivos graus da carreira, desde bombeiro de 3.ª, passando por Subchefe, Chefe, Ajudante do Comando e 2.º Comandante, assumindo, em diversos períodos, as funções de Comandante em regime de substituição. Detentor de vários louvores, a coragem, extrema dedicação e espírito humanitário com que se dedicou à sua missão de bombeiro granjearam-lhe o reconhecimento generalizado entre os seus pares. Após toda uma vida de abnegada dedicação ao próximo, feita de competência, responsabilidade e compromisso, abandonou o ativo em 2022, aguardando-se a sua merecida passagem ao Quadro de Honra.

O vimaranense Vasco Silva de Faria receberá a medalha de mérito artístico. Nascido em 1978, em Guimarães, Vasco Silva de Faria é trompetista, professor, maestro e diretor artístico. Foi-lhe conferido o Grau de Doutor em Música e Musicologia – variante Interpretação pela Universidade de Évora e o Grau de Mestre em Estudos da Criança – Educação Musical pela Universidade do Minho, com distinção. Atualmente, frequenta o curso de investigação conducente ao Grau de Mestre em Ensino de Música na Universidade Católica. Atualmente é diretor artístico da Sociedade Musical de Pevidém, é maestro da Banda Musical de Pevidém e da Orquestra Juvenil de Pevidém – da qual foi também fundador – e diretor artístico e maestro do Orfeão da Coelima. Na vertente letiva, é professor na Universidade do Minho, na Universidade de Aveiro e no Conservatório de Guimarães, para além de ser também diretor pedagógico da Academia de Música Comendador Albano Abreu Coelho Lima, em Pevidém.

A atribuição dos galardões foi aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo municipal desta segunda-feira, 20 de junho. Ricardo Araújo expressou a “total concordância da coligação Juntos por Guimarães”. “São quatro cidadãos que Guimarães faz muito bem em reconhecer, pelo seu mérito naquilo que desenvolveram em Guimarães e também na sua promoção”, acrescentou o vereador.

Para o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, a distinção será bem atribuída a “quatro vimaranenses excepcionais”. “São distinções honoríficas que orgulham todos os vimaranenses”, completou o edil.

O município de Guimarães vai assinalar esta efeméride com um programa que se estende entre os dias 23 e 26 de junho. Consulte, abaixo, a programação completa:

23 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)

18h00 – Origem, de Ana Monteiro

Inauguração de mural alusivo à Batalha de São Mamede

Campo da Ataca

24 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

09h30 – Hastear das Bandeiras

Paços do Concelho

10h00 – Missa Solene com a participação do Chorus Anima Populi 

Igreja da Oliveira 

10h00 – Passeio Bicicleta “Dia 1 (um) de Portugal”

11h30 – Inauguração do Parque da Batoca – Candoso São Martinho

17h50 – Deposição de coroa de flores na estátua de D. Afonso Henriques 

18h00 – Abertura do Módulo 3D da Batalha de São Mamede – Filme imersivo a 360o

Campo de São Mamede

Entidade promotora: Um Pouco de Ousadia

18h30 – Sessão Solene Evocativa do 24 de junho de 1128 

Campo de São Mamede

25 DE JUNHO (SÁBADO)

10h00 – Cerimónia de Descerramento das placas toponímicas dos arruamentos do Loteamento de Cães de Pedra: Rua da Indústria – Rua do Bairro C – Avenida Herculano José Fernandes 

11h30 – Inauguração da Nova acessibilidade da Rua Divino Salvador à EM 580 Pinheiro/Abação

21h30 – Concerto de Órgão e Sinos (Direção Artística de Nuno Mimoso)

Igreja da Oliveira

Entidade promotora: Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira

26 DE JUNHO (DOMINGO)

16h30 – Concerto de Órgão e Sinos (Direção Artística de Nuno Mimoso)

Igreja da Oliveira

Entidade promotora: Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES