13.º Guidance abre com “Bantu” do vimaranense Victor Hugo Pontes esta quinta-feira
"Bantu" sobe ao palco do Grande Auditório Francisca Abreu do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) às 21h30 desta quinta-feira, dia 01 de fevereiro.
“Bantu” é uma peça que retrata o “cruzamento de linguagens e deste encontro entre povos europeus e a cultura africana”, explica o diretor artístico Victor Hugo Pontes. Entre diferentes línguas e diferentes danças, “Bantu” fala sobre “a construção de uma linguagem comum ou a utopia de que todos podemos habitar o mesmo mundo e partilhar a mesma língua”, acrescenta.
O espetáculo que abre as hostes da 13.ª edição do Guidance nasceu de um convite feito pelos Estúdios Vitor Cordón e pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo, em que as instituições pediram ao vimaranense para criar uma peça que “cruzasse bailarinos moçambicanos e europeus.”
Mais do que uma “ocorrência linguística”, a peça dirigida por Victor Hugo Pontes é “comunidade. Pretendemos quase criar uma nova língua formada pelos diferentes imputs dos intérpretes”, esclarece o diretor artístico.
Para Victor Hugo Pontes, abrir o Guidance “sendo vimaranense ou não é uma responsabilidade muito grande. Mas sendo natural de Guimarães é vestir a camisola e fica-me muito bem.” Por fim, o diretor artístico expressa que “é um privilégio e uma honra ter a oportunidade de partilhar o meu trabalho em Guimarães.”
Depois de estrear no Teatro S. João, a peça subiu ao palco do Teatro S. Carlos em janeiro deste ano. Victor Hugo Pontes frisa que “apresentar este espetáculo que fala do encontro entre portugueses e o povo Moçambique no palco do S. Carlos num ano em que comemoramos 50 anos do 25 de abril, foi muito significativo.”
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 13, 2024
É já este domingo, dia 15 de setembro, às 20h30, no Estádio Municipal de Braga, o aguardado confronto entre Sporting Clube de Braga e Vitória Sport Clube.
Setembro 13, 2024
O executivo de Guimarães vai voltar a votar, na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, a atribuição de um subsídio de 40 mil euros à Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) para organizar um torneio de padel na Plataforma das Artes e da Criatividade.
Setembro 13, 2024
Num plenário realizado na noite desta quinta-feira, dia 13 de setembro, em Cabeceiras de Basto, Luís Soares reafirma o seu compromisso com a igualdade de género caso seja eleito Presidente da Federação do Partido Socialista de Braga.