2.ª EDIÇÃO DA BIG JÁ ABRIU CONCURSO PARA 2019

 

A Big – Bienal de Ilustração de Guimarães realiza-se em 2019 pela segunda vez e vai decorrer de 12 de outubro a 31 de dezembro, altura em que as exposições poderão ser visitadas.

Com a finalidade de dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no movimento de fomento de massa crítica e na criação na área da ilustração, a BIG já arrancou a sua temporada de 2019.

De acordo com Tiago Manuel, diretor artístico da BIG, esta iniciativa é um acontecimento que cria “esperança”, para aqueles que estudaram um “curso tão dispendioso, com um futuro incerto”. “A Câmara dá um prémio aos artistas que trabalharam uma vida inteira. É uma atitude justa e grata”, referiu sobre o Prémio Carreira BIG, atribuído a um artista escolhido pela direção artística e pela autarquia, que tem um valor pecuniário de dez mil euros, e a oportunidade de expor os seus trabalhos mais representativos no CIAJG.

Mas os prémios que a Bienal de Ilustração de Guimarães atribui não ficam por aqui. Há ainda o Grande Prémio BIG, cinco mil euros, o Prémio BIG Revelação, mil euros e também cinco Prémios BIG Aquisição, de 500 euros cada. Os Prémios Especiais Ensino Secundário da BIG, em que os alunos do 12 ano das escolas do concelho e os estudantes da licenciatura de Artes Visuais da Universidade do Minho podem participar, consiste na atribuição de quatro IPads com um programa de desenho, um prémio que para a organização é “pedagógico”. Ainda na temática do ensino, Tiago Manuel revelou ainda que “há uma preocupação da BIG em congregar professores e artistas de todo o país”.

Adelina Paula Pinto, vice-presidente da Câmara, começou por explicar que tem um “carinho especial” pela BIG, pois foi o seu primeiro evento enquanto vereadora da Cultura. “Sabemos que temos uma cidade que aposta na cultura, e criar novos públicos é fundamental”, referiu, sublinhando ainda a importância de envolver os estudantes nesta iniciativa.

Os concursos começam esta quinta-feira, 13 de dezembro, e prolongam-se até 30 de março de 2019, e no caso dos estudantes até 30 de abril de 2019.

A BIG em 2019 estará em diversos locais. São eles o CIAJG, o Palácio Vila Flor, o Palacete de Santiago e o CAAA. “A BIG é a maior manifestação nesta área a nível nacional”, concluiu o diretor técnico, Rui Ramos.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?