24 DE JUNHO: CÂMARA CONDECORA QUATRO PERSONALIDADES DE GUIMARÃES

Sessão Solene realiza-se no Largo da Oliveira. Em caso de condições climatéricas adversas a cerimónia terá lugar o Salão Nobre do Paço dos Duques de Bragança.

A Câmara Municipal de Guimarães preparou um programa das comemorações do 24 de Junho que terá como momento alto a Sessão Solene (entrega de medalhas), alusiva às comemorações do feriado municipal no qual se celebra a Batalha de São Mamede, travada em Guimarães em 1128, naquele que é considerado o Dia Um de Portugal.

A Sessão Solene do 24 de Junho e aposição de medalhas honoríficas tem início às 18h00. Esta cerimónia está programada para o Largo da Oliveira, mas em caso de condições climatéricas adversas será transferida para o Salão Nobre do Paço dos Duques de Bragança.

A Medalha de Mérito Municipal compreende apenas o grau ouro e destina-se a distinguir as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se distingam pelo seu significativo contributo em áreas específicas de atividade – social, humanitária, empresarial, cultural, científica, cívica, desportiva, política ou outras – de que advenham assinaláveis benefícios para o prestígio e notoriedade do Município, para a melhoria das condições de vida dos seus munícipes, para a honra da sua história ou para o seu desenvolvimento futuro.

Neste sentido, o Município de Guimarães pretende valorizar aquilo que é a grande marca de Guimarães, um território histórico, patrimonial e cultural, com as nomeações de Francisca Abreu, Alexandra Gesta, Isabel Fernandes e Carlos Poças Falcão.

Francisca Abreu – enquanto Vereadora assumiu protagonismo e decisão política apostando na Cultura, no trabalho que levou Guimarães a Capital Europeia da Cultura e também ao trabalho que desenvolveu em 2012.

Alexandra Gesta – a classificação do Centro Histórico como Património da UNESCO foi determinante para a cidade que temos hoje e a Arquiteta Alexandra Gesta, juntamente com Fernando Távora, foi incontornável nesta questão.

Isabel Fernandes – dirige equipamentos culturais icónicos da Cidade, como o Castelo de Guimarães, Paço dos Duques de Bragança e Museu Alberto Sampaio. Tem uma forte ligação e identidade com Guimarães, sendo uma conceituada defensora dos valores culturais Vimaranenses.

Carlos Poças Falcão – escritor, poeta, reconhecido pela Sociedade Portuguesa de Autores, homem discreto e com um percurso enorme na área da criação literária, que eleva o nome de Guimarães.

Recorde-se que também era previsto que Marcelo Rebelo de Sousa estivesse presente em Guimarães, nesta data, para receber a Medalha de Honra do Município de Guimarães, que é o mais alto galardão concedido pelo Município, compreendendo apenas o grau ouro e confere ao agraciado o título de “Cidadão Honorário de Guimarães”. No entanto, por motivos de agenda, o Chefe de Estado apenas irá ser condecorado em 2020.

Esta segunda-feira, às 16h30, será ainda apresentado o livro “Castelo de Guimarães: Livro-Guia do Centro Interpretativo”, no Paço dos Duques de Bragança.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?