Turmas de Guimarães entre as vencedoras do consurso “No Poupar Está o Ganho”

Alunos vimaranenses em destaque pela qualidade e originalidade do trabalho apresentado

No Poupar Está o Ganho com barra

O concurso final da 12.ª edição do “No Poupar Está o Ganho” foi aberto aos quase 14 mil alunos que integram o projeto e que, em turma, puderam apresentar trabalhos com temáticas ligadas à literacia financeira, como a poupança, os seguros ou a economia circular.

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O júri do concurso selecionou uma turma de Guimarães para o pódio nacional da competição, “pela qualidade e originalidade do trabalho apresentado”, refere a organização em comunicado.

“Telejornal Gil Vicente”, com entrevistas feitas à comunidade escolar sobre economia circular, foi o projeto que valeu ao 7.º A da Escola Báscia 2, 3 Gil Vicente o 2.º lugar entre todas as turmas do 3.º ciclo que integraram o concurso.

Também em Guimarães, foi entregue o Prémio Especial Economia Circular, atribuído pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento. Esta distinção coube ao 1.º AC da Escola Básica de Cruz de Argola, cujo trabalho “À Descoberta da Economia Circular” culminou numa manifestação pelas ruas de Guimarães para alertar para esta temática, que envolveu os alunos, os encarregados de educação, os professores e outros responsáveis da comunidade educativa.

Estas duas turmas foram também vencedoras a nível municipal, isto é, foram escolhidas pelo júri por terem os melhores trabalhos de Guimarães, em cada um dos respetivos ciclos de ensino. Neste concelho, houve ainda dois outros vencedores municipais: o 5.º ano da Escola Básica do Vale de São Torcato, no 2.º ciclo, e o 11.º ano da Escola Básica e Secundária Santos Simões, no Ensino Secundário.

O concurso final assinala, para o “No Poupar Está o Ganho”, o término do ano letivo, durante o qual este projeto foi implementado, em Guimarães, através de uma parceria com a Comunidade Intermunicipal do Ave. Os conteúdos e atividades propostos pelo projeto levaram os alunos a “adquirir conhecimentos e competências na área da literacia financeira, contribuindo para a sua formação enquanto futuros consumidores mais informados e responsáveis”.

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