Escola de Deserto em Prazins Santo Tirso inaugurou Clube de Ciência
Ainda durante a sessão de inauguração foi apresentado o projeto da “Cápsula do Tempo”.

Escola do deserto barra
A Escola de Deserto, em Prazins Santo Tirso, inaugurou esta quinta-feira, 24 de novembro, um Clube de Ciência destinado a estimular a criatividade e o desenvolvimento intelectual dos seus alunos.

Com o lema “Experimentar para Aprender Mais”, este projeto resulta da concretização de um “sonho comum” do corpo docente da Escola de Deserto e da Associação de Pais que, apesar da faixa etária muito precoce dos seus alunos, reconhecem os benefícios do estudo da ciência no desenvolvimento infantil.
Entre as ações do novo clube, está a forma de compreender o mundo e explicar os fenómenos da natureza, ensinar a pensar e a desenvolver o raciocínio das crianças ou incentivar o prazer da descoberta. “Esta Associação de Pais, o corpo docente e toda a comunidade escolar são de excelência. São prova de que as crianças estão no centro de toda a sua atividade de educadores e formadores”, referiu o autarca Carlos Borges.

Ainda durante a sessão de inauguração foi apresentado o projeto da “Cápsula do Tempo”, em que durante este ano letivo serão recolhidos artefatos significativos das vivências dos alunos e docentes, no âmbito do Clube da Ciência, como um diário das atividades, fotografias de momentos únicos, desenhos e objetos criados pelas crianças. No último dia de aulas, todo esse material será colocado numa cápsula em aço inoxidável, totalmente selada, e será enterrada na presença da comunidade escolar, apenas podendo ser aberta daqui a 25 anos.
A sessão de inauguração do Clube de Ciência, além do presidente da Junta, Carlos Borges, contou com a presença do diretor do Agrupamento Arqueólogo Mário Cardoso, Artur Monteiro, do vice-presidente do Agrupamento Arqueólogo Mário Cardoso, João David, do adjunto do presidente do município, Jorge Pereira, do diretor do Centro Ciência Viva e do Laboratório da Paisagem, Sérgio Silva, e Carlos Ribeiro, respetivamente, bem como de três representantes da Associação de Pais da Escola de Deserto.