Nem a chuva quebrou a tradição da Feira dos 27 em S. Torcato
Esta edição da Feira dos 27 ficou ainda marcada pela celebração da elevação do Santuário de S. Torcato à dignidade de Basílica, um acontecimento de grande significado para a comunidade local.

Na passada quinta-feira, dia 27, a vila de S. Torcato acolheu a tradicional Feira dos 27, um evento promovido pela Irmandade de S. Torcato em parceria com a Comissão de Agricultores. A iniciativa, já há muito enraizada na identidade local, proporcionou um dia de celebração da cultura, da fé e das tradições rurais.
Apesar do mau tempo, o programa cumpriu-se, com a concentração dos animais para a feira do gado na Rua da Liberdade. A eucaristia foi celebrada, culminando na tradicional bênção do gado. Posteriormente, realizou-se o desfile dos animais, que antecedeu o concurso e a respetiva distribuição de prémios e troféus.
No período da tarde, a animação esteve a cargo do Grupo Folclórico de S. Torcato. Seguiram-se a tradicional garraiada ou chega de bois e um momento de cantares ao desafio, com a participação de André Matos, Jorge Martins e Naty Vieira.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 8, 2025
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira como o novo Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV.
Maio 8, 2025
O Conclave já decidiu, tocam os sinos no Vaticano, num [...]
Maio 8, 2025
As sessões decorrem no Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, entre as 19h00 e as 20h30, e têm como objetivo esclarecer trabalhadores e empregadores sobre os seus direitos e deveres no contexto laboral.