O Verão é Jazz regressa ao Convívio e espalha-se pela cidade de Guimarães
Com entrada gratuita para todos os espetáculos, embora limitada à lotação dos espaços, “O Verão é Jazz” volta a surgir na programação cultural de Guimarães.

© CMG
A cidade de Guimarães volta a ser palco do festival “O Verão é Jazz”, entre os dias 9 e 12 de julho, numa edição que marca o regresso do evento. Organizado pela Associação Convívio, o festival pretende celebrar a vitalidade do jazz e a ligação histórica, com uma programação que ocupa diferentes espaços da cidade e se estende por quatro dias.
Nesta 10ª edição, o festival aposta num cartaz que cruza tradição e contemporaneidade. Em destaque está a estreia em Guimarães do Kyle Green Quintet, que atua no dia 11, às 21h30, no Convívio, e o regresso da banda Ocenpsiea, que abre o festival no Claustro da Misericórdia, no dia 9, às 21h30. A programação inclui ainda o músico e compositor João Frade, com concerto marcado para dia 12, às 17h30, nos jardins do Centro Cultural Vila Flor.
O festival reserva também espaço para a nova geração de músicos, com “O Jazz da Escola”, no dia 10, às 19h00, e “As Vozes do EJE”, às 21h30 do mesmo dia, nos Paços do Concelho. Ambos os momentos demonstram o envolvimento de jovens talentos e projetos pedagógicos na promoção do jazz.
Todas as noites encerram com jam sessions no Convívio, às 22h30, recriando a atmosfera informal e criativa que marcou gerações de músicos e apreciadores. No dia 12, o encerramento do festival inclui ainda o concerto de Ténue, às 22h30, e um DJ set de Rufia Terno, a partir da meia-noite, também no Convívio.