Bloco de Esquerda apresenta Joaquim Teixeira e Francisca Sousa como candidatos em Guimarães
O Bloco de Esquerda anunciou os nomes que vão encabeçar as listas aos órgãos autárquicos de Guimarães nas próximas eleições. Joaquim Teixeira será o candidato à Câmara Municipal, enquanto Francisca Sousa liderará a lista à Assembleia Municipal.

© Bloco de Esquerda
A decisão foi tomada no plenário de aderentes do concelho, realizado a 5 de agosto, e ratificada por unanimidade pela Comissão Coordenadora Distrital de Braga. A apresentação pública das candidaturas acontecerá em breve.
Joaquim Teixeira, descendente de operários têxteis, começou a trabalhar nesse setor aos 12 anos. Em 1976 integrou a lista independente vencedora das eleições para a Junta de Freguesia de Candoso S. Martinho. Mais tarde, representou o Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Guimarães, onde foi deputado entre 2009 e 2017.
Já Francisca Sousa, de 24 anos, é licenciada e mestre em História pela Universidade do Minho, exercendo atualmente funções como professora no ensino secundário. Ativista por diversas causas sociais e políticas, iniciou o seu percurso no Bloco em 2021, tendo sido candidata à Câmara Municipal de Guimarães e, posteriormente, integrou as listas do BE à Assembleia da República.
Segundo o partido, as candidaturas às freguesias serão anunciadas em breve. O programa eleitoral do Bloco está a ser construído de forma “participativa, envolvendo os vimaranenses em temas centrais como o combate à crise social, o direito à habitação, os transportes públicos e a defesa do meio ambiente”, refere o BE de Guimarães em nota enviada às redações.
As candidaturas às eleições autárquicas têm de ser entregues no Tribunal de Guimarães até às 18h00 desta segunda-feira, dia 18 de agosto.