Conquistadores: Arcanjo a caminho do Mundial, jovens da formação afirmam-se nas seleções

Setembro voltou a ser mês de compromissos internacionais e o Vitória Sport Clube viu 13 atletas representarem as suas seleções, cinco deles ao mais alto nível e oito nas diferentes camadas jovens da Equipa das Quinas.

© Vitória SC

Telmo Arcanjo – Cabo Verde
Os “Tubarões Azuis” estão a um passo da história e Telmo Arcanjo faz parte dessa caminhada. O médio vitoriano foi titular na vitória sobre os Camarões (1-0), contribuindo para o primeiro lugar no Grupo D de qualificação para o Mundial 2026. Com 19 pontos, Cabo Verde precisa apenas de mais um triunfo para carimbar presença inédita na maior competição de seleções.

Beni Mukendi – Angola
O médio foi titular na vitória por 3-1 sobre as Maurícias, somando 56 minutos em campo. Antes, Angola tinha caído frente à Líbia (0-1), resultado que complicou as contas no mesmo grupo de Cabo Verde. Os Palancas Negras seguem com 10 pontos e ainda sonham com a qualificação.

Tony Strata – Roménia (Sub-21)
Titularíssimo, o defesa alinhou nos dois jogos da sua seleção rumo ao Europeu de 2027: empate (0-0) diante do Kosovo e vitória (0-2) frente a São Marino. A Roménia soma quatro pontos e ocupa o 3.º lugar do Grupo A.

Matija Mitrović – Sérvia (Sub-21)
Chamado ao particular frente à poderosa França, o jovem defesa foi titular durante 60 minutos. Apesar da derrota por 3-0, Mitrović reforçou o seu espaço na seleção que vai organizar o Europeu Sub-21 de 2027.

Lucas Furtado – Brasil (Sub-20)
Reforço recém-chegado ao Vitória, o guarda-redes foi logo chamado ao estágio da seleção brasileira sub-20. Foi titular num triunfo por 3-0 sobre o Oeste Barueri, atuando na primeira parte. O Mundial do escalão, a disputar-se no Chile entre setembro e outubro, será o próximo grande palco para o Conquistador.

© Vitória SC

Oito jovens ao serviço de Portugal

André Oliveira, Gui Ribeiro e Rika – Sub-20
Protagonistas de uma jornada perfeita, ajudaram Portugal a somar duas vitórias na UEFA Elite League: 3-0 à Chéquia e 2-1 à Polónia. André Oliveira celebrou a primeira internacionalização, Rika esteve em ambos os jogos e Gui Ribeiro foi titular frente aos polacos.

Afonso Meireles e Rodrigo Silva – Sub-19
Participaram no Torneio Stevan Vilotić, na Sérvia, onde Portugal bateu Hungria e Montenegro, mas perdeu diante dos anfitriões. Ambos foram titulares no triunfo sobre os montenegrinos.

Santiago Verdi – Sub-18
O campeão europeu sub-17 voltou a mostrar qualidade no Torneio de Limoges. Jogou os três encontros (um como titular) e somou 129 minutos. Portugal venceu França e Arábia Saudita, mas a derrota com o Japão afastou a revalidação do título.

João Pedro Silva – Sub-17
Esteve em ação nos particulares frente a Itália, Escócia e Sérvia. Foi titular diante dos italianos e suplente utilizado na goleada à Sérvia.

Xavi – Sub-16
Na Dinamarca, o médio disputou o Torneio das 4 Nações. Foi titular frente a Roménia e Turquia e suplente no empate contra os anfitriões. Portugal terminou com uma vitória, um empate e uma derrota.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS