Município de Guimarães celebra o Dia Internacional do Voluntário
O Município de Guimarães, através do Banco Local de Voluntariado (BLV), assinala o Dia Internacional do Voluntário com um programa especialmente dedicado aos voluntários que, ao longo do ano, contribuem para o desenvolvimento social e comunitário do concelho.

© DGE
Ao assinalar esta data, o Município de Guimarães refere a importância do voluntariado como expressão de cidadania ativa. Em Portugal, o número de voluntários tem vindo a crescer, embora permaneça abaixo da média europeia, o que evidencia a necessidade de continuar a promover a participação cívica.
“O voluntariado contribui para reduzir desigualdades, fortalecer laços comunitários e cultivar a responsabilidade social. Para quem o pratica representa, também, uma experiência profundamente gratificante, capaz de gerar autorrealização, sentido de pertença e impacto positivo na vida dos outros”, diz a autarquia.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 15, 2026
O espírito carnavalesco vai tomar conta de várias freguesias do concelho este domingo, com iniciativas que prometem animação, tradição e muita criatividade à mistura.
Fevereiro 15, 2026
Apesar das alterações táticas promovidas ao intervalo, garantiu que a verdadeira diferença esteve na postura competitiva
Fevereiro 14, 2026
Sebastião Bugalho e Ricardo Araújo assinalam 40 anos de Portugal na União Europeia num encontro com alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda.
Fevereiro 14, 2026
Na passada quarta-feira, 11 de fevereiro, realizou-se a Assembleia de Freguesia de Brito, durante a qual foi discutida e votada a constituição dos órgãos do Executivo da Junta e da Mesa da Assembleia. A aprovação só foi possível graças à abstenção da coligação Juntos por Guimarães - Brito.
Fevereiro 14, 2026
A Fundação Stela e Oswaldo Bomfim está a desenvolver, em São Torcato, a construção de uma Creche e de um Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), cuja entrada em funcionamento está prevista para o segundo semestre de 2026.
Fevereiro 14, 2026
Sob o lema “Construir o futuro com União e Confiança”, o responsável destaca o percurso realizado ao serviço do partido e a vontade de consolidar o trabalho desenvolvido. Na base da decisão está também a convicção de que os resultados das últimas eleições autárquicas, quer nos concelhos onde o PSD venceu, quer naqueles onde não alcançou a vitória, "confirmam que o caminho seguido tem sido o adequado", pode ler-se na nota enviada às redações.





