Encontro Literário e Concurso “Contarinhar” apresentados este sábado

O evento terá lugar no Centro de Artes e Ofícios dos Fornos da Cruz de Pedra, em Guimarães.

centro cruz pedra (1)

A cooperativa cultural A Oficina promove, no próximo sábado, dia 17 de janeiro, às 17h00, a apresentação pública do Encontro Literário e do Concurso Literário “Contarinhar”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a livraria Rimas e Tabuadas.

A sessão contará com a presença de Esser Jorge Silva, presidente executivo d’A Oficina, Catarina Pereira, da Direção de Património e Artes Tradicionais, Francisco Neves, da Direção de Educação e Mediação Cultural, e Sílvia Lemos, representante da livraria Rimas e Tabuadas. A apresentação destina-se ao público em geral e aos órgãos de comunicação social.

Integrado num projeto anual cofinanciado pela União Europeia, através do Programa Regional NORTE 2030, o Encontro Literário “Contarinhar” pretende afirmar-se como um espaço de diálogo entre a tradição material da olaria e a criação literária contemporânea. A iniciativa tem como referência central a Cantarinha dos Namorados de Guimarães, explorando temáticas como o amor, a identidade cultural, a memória, o simbolismo afetivo e a criação artística.

O Concurso Literário “Contarinhar”, cujo regulamento será divulgado durante a apresentação, será aberto a participantes de todas as idades, com o objetivo de estimular e valorizar a criação literária a nível local e nacional.

A iniciativa insere-se num conjunto mais alargado de ações de valorização do património cultural imaterial, no âmbito de candidaturas submetidas pel’A Oficina ao Programa NORTE 2030. A aprovação e financiamento dessas candidaturas permitirá promover a valorização social, económica, simbólica e cultural de produtos artesanais emblemáticos do concelho, como a Cantarinha dos Namorados e o Bordado de Guimarães, através de atividades de criação artística e mediação cultural a desenvolver ao longo de todo o ano.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS