ARS Norte cria linha para prestar apoio psicológico
Linha tem como objetivo promover a saúde mental e a obtenção de ganhos em saúde. Encaminhamento, se necessário, está garantido.
Linha tem como objetivo promover a saúde mental e a obtenção de ganhos em saúde. Encaminhamento, se necessário, está garantido.
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte criou uma linha de apoio psicológico para profissionais da organismo e população da região Norte do país, devido à pandemia. O número 220 411 200 vai funcionar nos dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira, entre as 08h00 e as 20h00, “como uma resposta complementar a outras linhas telefónicas existentes, a nível local e a nível nacional”, lê-se em comunicado.
“A Linha de Apoio Psicológico da ARS Norte tem como objetivo geral a promoção da saúde mental e a obtenção de ganhos em saúde, num momento de angústia e inquietação da nossa comunidade. Pretende-se disponibilizar cuidados psicológicos, criar um espaço de escuta ativa, de expressão emocional, facilitador de processos mais adaptativos; e ainda promover a resiliência psicológica e um maior bem-estar psíquico”, refere o comunicado.
No documento, lê-se ainda que a Linha de Apoio Psicológico da ARS Norte segue três pilares fundamentais. Está garantida a “aceitação incondicional do outro, respeitando o ritmo e a expressão livre das necessidades de quem procura o apoio, reforçando as vertentes da relação”, bem como a “escuta ativa e aconselhamento, integrando, se necessário, a disponibilização de informação adequada e adaptada aquele cidadão”. O terceiro pilar assegura “a a sinalização do utente, de modo a facilitar e agilizar o processo de encaminhamento e referenciação para os serviços regulares de saúde”.
Esta é uma iniciativa que junta os órgãos administrativos e organizativos da ARS Norte, a Unidade Local Saúde (ULS), a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) e os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), numa articulação com um grupo de psicólogos das entidade referidas, bem como de hospitais.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 27, 2024
Foi com naturalidade que o presidente da Junta de Freguesia da União de Prazins e Corvite, recebeu a notícia da desagregação de ambas as freguesias. Isso vai acontecer já nas eleições autárquicas, em 2025.
Dezembro 27, 2024
A Assembleia Municipal de Guimarães convocou uma sessão extraordinária para hoje, dia 27 de dezembro, com início às 21h00, no Auditório da Universidade do Minho.
Dezembro 27, 2024
Tal como manda a tradição, a noite de 24 de dezembro foi especial, mas este ano ainda mais, isto porque ficou marcada pela homenagem, a título póstumo, ao antigo juiz, José Pereira, falecido recentemente.