Cochichos: Seniores e jovens partilham experiências, conhecimento e afetos

O projeto “Fazer Presente” é uma resposta “à urgência que este mesmo tempo convoca no exercício e na qualidade da escuta, reconfigurando possibilidades políticas, éticas e estéticas no encontro com o outro”.

cochicho-barra

Perante os condicionalismos impostos pela pandemia, o Projecto “Fazer Presente – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional”, promovido pela ADCL -Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, sediada em S.Torcato, avançou com o desafio de “desenhar e ensaiar protocolos alternativos de encontro entre seniores e jovens”. Pode ler-se na nota enviada pela associação ao Mais Guimarães.

Assim, nasce a primeira ação do projeto: “Cochichos”, centrado em conversas telefónicas em que seniores e jovens partilham experiências, conhecimento e afetos.

Estas conversas pretendem “promover relações de confiança pela partilha de singularidades, interesses, ambições, memórias e histórias entre as duas gerações e procuram simultaneamente experimentar novos formatos performativos, através da exploração das ferramentas da prática teatral, adaptando-a e expandindo-a para este contexto de comunicação específico”.

Segundo a mesma nota, estando “obrigados a adiar o co-habitar de um mesmo espaço físico, como acontece no teatro, teimamos em não aceitar o adiamento do tempo presente”. O projeto “Fazer Presente” é uma resposta “à urgência que este mesmo tempo convoca no exercício e na qualidade da escuta, reconfigurando possibilidades políticas, éticas e estéticas no encontro com o outro”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS