A cidade multicultural celebrou no Toural a entrada no novo ano
Os britânicos uma minoria em Londres! Há coisas que, apesar de nos parecerem possíveis, custam-nos a assimilar. Os britânicos uma minoria em Londres. E sabem mais, já o são há mais de uma década.
Os dados dos censos britânicos de 2011, mostraram que, primeira vez na história da demografia londrina, o “britânico branco” passou a ser uma minoria, representando apenas 44,9% da população da cidade.
Esta categoria referia-se a “pessoas brancas de descendência inglesa, escocesa ou galesa”, que eram aproximadamente 60% da população de Londres no ano de 2001. Dez anos antes, portanto.
Nessa altura, mais do que um em cada três dos seus habitantes (37%) tinham nascido fora da Grã-Bretanha, e 24% não possuíam sequer cidadania britânica.
Vem isto a propósito de uma realidade para a qual viajamos em velocidade cruzeiro (mesmo que nos tenham tirado o Alfa pendular), também em Guimarães.
A cidade multicultural saiu à rua para celebrar a Passagem do Ano.
O título que colocamos na capa da edição desta semana do jornal reflete as múltiplas nacionalidades que preencheram a tenda montada na sala de visitas de Guimarães.
Homens e mulheres, sobretudo jovens, que celebraram a chegada de 2024 na cidade que os acolheu, que escolheram para viver, ou sobreviver, em alguns casos.
E olhar para esta realidade é importante, pois revela-nos grandes desafios, sobretudo na promoção de uma integração de sucesso destas pessoas.
Do sucesso desse processo dependerá também o nosso, como comunidade.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 13, 2024
É já este domingo, dia 15 de setembro, às 20h30, no Estádio Municipal de Braga, o aguardado confronto entre Sporting Clube de Braga e Vitória Sport Clube.
Setembro 13, 2024
O executivo de Guimarães vai voltar a votar, na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, a atribuição de um subsídio de 40 mil euros à Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) para organizar um torneio de padel na Plataforma das Artes e da Criatividade.
Setembro 13, 2024
Num plenário realizado na noite desta quinta-feira, dia 13 de setembro, em Cabeceiras de Basto, Luís Soares reafirma o seu compromisso com a igualdade de género caso seja eleito Presidente da Federação do Partido Socialista de Braga.