A Guerra dos Mundos regressou à Europa
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesIncrédulos, chocados, assistimos à invasão da Ucrânia pelas tropas russas de Putin.
Com o argumento de que pretendia libertar dois territórios ucranianos, em que existiam movimentos separatistas pró-russos, a Rússia avançou sobre a Ucrânia com toda a força, ocupando o país, lançando a destruição, o caos, morte, e a fuga de mais de dois milhões de ucranianos (poderá chegar aos cinco milhões), sobretudo mulheres e crianças, já que os homens, entre os 18 e os 60 anos, foram obrigados a permanecer no país e a lutar pela sua independência.
Neste conflito, Volodymyr Zelensky transformou-se num herói mundial. Aconteça o que acontecer, o mundo curvou-se foi obrigado a curvar-se perante ele, pelo seu exemplo, pela posição firme que assume na defesa da honra da Ucrânia, da sua terra como nação independente.
A aproximação ao Ocidente, na procura da democratização do território, que a Ucrânia fez nos últimos anos, custou-lhe esta invasão intolerável.
A Rússia lançou um vil ataque ao nosso “way of life”, colocando em causa muito do que acreditamos. A justiça, os respeito pelo outro, pela liberdade do outro, a liberdade que tanto proclamamos no “velho continente” esfumou-se a 24 de fevereiro, trazendo-nos as memórias da Segunda Guerra Mundial, uma repetição que todos queremos evitar, mas que, sabemos, não fica dependente somente da nossa vontade.
Ceder a Putin é agora tão perigoso quanto enfrentá-lo. Vivemos nesse dilema que nos atormenta.
Grande parte do mundo que conhecemos reprova esta ação russa. Mas há o outro mundo, aquele que durante muitos anos ignoramos, que não entendemos e que não dominamos, que se revela nesta ação bélica e destruidora.
Cerremos fileiras. Pelo nosso futuro, pelos nossos!
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 18, 2025
Deve estar por horas a concretização do acordo entre o Vitória e o Wolverhampton para a transferência de Manu.
Janeiro 17, 2025
Tiago Freitas subiu ao pódio na São Silvestre da Trofa e Catarina Borges conquistou a vitória na categoria Sub-23 feminino da Corrida de Ano Novo em Esposende.
Janeiro 17, 2025
Com o mesmo lema, "Venha quem vier, o Carnaval é em Pevidém", foi apresentado esta sexta-feira, dia 17, o programa deste evento que é já marca da vila.