Nesta sexta feira, 24 de março, foi inaugurada a exposição “A Paixão em Guimarães”, num percurso pelas igrejas, passos da Paixão e museus vimaranenses, nos quais os visitantes poderão encontrar um número significativo de peças de elevada qualidade artística, relacionadas com a Quaresma.

A exposição estará disponível em 18 locais diferentes até 08 de abril, e por cada museu ou igreja visitada, será oferecido um marcador.
Neste percurso de visita constam também os cinco passos da Paixão que se encontram espalhados na cidade, constituindo um itinerário que o visitante pode iniciar e terminar onde e quando quiser.
Na apresentação, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Guimarães, destacou a importância deste evento para “valorizar o património religioso e cultural do território através da identificação, proteção e conservação dos objetos artísticos e das tradições culturais que possuem um significado especial para a comunidade”.
O vereador referiu ainda o impacto que este evento poderá ter para a projeção de Guimarães, numa época baixa do ponto de vista turístico.
Paulo Lopes Silva concluiu a sua intervenção abordando a importância do trabalho em rede para a realização de iniciativas que “projetem o território, criem memória e valorizem o património”, nomeadamente a disponibilidade das várias entidades museológicas e religiosas que “aceitaram abrir portas ao público e partilhar com a população estas obras de arte” durante este período pascal.