AAUMinho lança Manifesto Estudantil do 1º de Maio
Para assinalar o 1.º de Maio, Dia do Trabalhador, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) enviou um Manifesto Estudantil.
Para assinalar o 1.º de Maio, Dia do Trabalhador, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) enviou um Manifesto Estudantil ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e também à Reitoria da Universidade do Minho, a propósito de temas impactantes no quotidiano dos trabalhadores-estudantes e procurando salvaguardar, simultaneamente, os estudantes que estão prestes a ingressar no mercado laboral.
Com este Manifesto, a AAUMinho “pretende tomar uma posição pública em defesa da valorização do conhecimento e emprego qualificado, de um mercado de trabalho verdadeiramente inclusivo e do trabalho digno e emancipação jovem, situação que se viu e vê agravada pelo contexto pandémico e que coloca os jovens numa posição de injustiça social, forçados a recorrer, frequentemente, ao trabalho informal”, pode ler-se num comunicado na página da AAUMinho.
A posição da Associação Minhota vai mais longe, apresentando propostas de revisão do Estatuto de Trabalhador-Estudante, “tendo em vista a promoção do sucesso escolar destes alunos e alertando para uma maior celeridade nos processos burocráticos de atribuição do Estatuto”.
Com este comunicado, a AAUMinho reitera o seu compromisso de “defender, intransigentemente, os direitos e interesses da comunidade estudantil, nomeadamente, os dos trabalhadores-estudantes e dos alunos prestes a ingressar no mercado laboral, cuja aposta na sua capacitação profissional e no conhecimento se traduz numa mais-valia para o progresso do país”, pode ainda ler-se.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 17, 2025
Tiago Freitas subiu ao pódio na São Silvestre da Trofa e Catarina Borges conquistou a vitória na categoria Sub-23 feminino da Corrida de Ano Novo em Esposende.
Janeiro 17, 2025
Com o mesmo lema, "Venha quem vier, o Carnaval é em Pevidém", foi apresentado esta sexta-feira, dia 17, o programa deste evento que é já marca da vila.
Janeiro 17, 2025
Guimarães investe em duas empreitadas de beneficiação de pavimentos em importantes arruamentos do concelho, com o objetivo de "melhorar as condições de circulação, garantindo maior segurança e qualidade na mobilidade rodoviária", nomedamente em Selho S. Lourenço, S. Torcato e Selho S. Jorge.