AAUMinho preocupada com a exclusão
A Associações Académicas reuniram com o Presidente da República.
No passado dia 11 de abril, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, reuniu com as Associações e Federações Académicas do país. Em conjunto com as outras Associações e Federações Académicas, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) salientou a necessidade urgente de revisão dos métodos de ensino, a preocupação com a não exclusão de nenhum estudante do Ensino Superior, em virtude da sua condição socioeconómica.
O Presidente fez questão de destacar a importância da participação dos jovens no pós-pandemia advertindo que serão a peça chave para a reconstrução do país.
Num encontro foram abordadas as necessidades do Ensino Superior e o impacto que o contexto pandémico teve no mesmo, as Associações e Federações Académicas apelaram ao Presidente da República, para o exercício da magistratura de influência relativamente à importância do Ensino Superior, assim como para os problemas que este enfrenta, particularmente ao nível dos apoios insuficientes em matéria de Ação Social.
Em conjunto com as outras Associações e Federações Académicas, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) salientou a necessidade urgente de revisão dos métodos de ensino, a preocupação com a não exclusão de nenhum estudante do Ensino Superior, em virtude da sua condição socioeconómica, e a importância da participação dos estudantes nos órgãos de decisão e deliberação “uma vez que a sua auscultação é a única solução viável para a resolução dos problemas existentes” afirma Rui Oliveira, presidente da AAUMinho.
Defendeu, também, a necessidade de uma revisão do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES) e reforçou o pedido de prolongamento das bolsas e dos prazos das teses de forma igualitária para os estudantes de doutoramento, significativamente afetados com a chegada da pandemia, que os obrigou a suspender os seus trabalhos de investigação.
Um Ensino Superior de qualidade e igualitário que não permita a exclusão por via de condições económicas ou sociais é, também, o que as Associações Académicas sublinharam neste encontro.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 22, 2025
A candidatura “Afirmar Guimarães” vai apresentar as listas às Juntas de Freguesia, que já estão fechadas, em abril.
Janeiro 22, 2025
No Conselho Nacional do PSD, que teve lugar esta terça-feira, dia 21, e que se realizou no Centro de Congressos de Lisboa, o coordenador autárquico do PSD anunciou que foram homologados pela direção do partido os primeiros 43 candidatos autárquicos às eleições locais.
Janeiro 22, 2025
O Museu Militar Casa do Lanceiro está sediado no Convento de Santo António dos Capuchos em Guimarães.