AAUMinho preocupada com a exclusão

No passado dia 11 de abril, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, reuniu com as Associações e Federações Académicas do país. Em conjunto com as outras Associações e Federações Académicas, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) salientou a necessidade urgente de revisão dos métodos de ensino, a preocupação com a não exclusão de nenhum estudante do Ensino Superior, em virtude da sua condição socioeconómica.

Foto: DR

O Presidente fez questão de destacar a importância da participação dos jovens no pós-pandemia advertindo que serão a peça chave para a reconstrução do país.

Num encontro foram abordadas as necessidades do Ensino Superior e o impacto que o contexto pandémico teve no mesmo, as Associações e Federações Académicas apelaram ao Presidente da República, para o exercício da magistratura de influência relativamente à importância do Ensino Superior, assim como para os problemas que este enfrenta, particularmente ao nível dos apoios insuficientes em matéria de Ação Social.

Em conjunto com as outras Associações e Federações Académicas, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) salientou a necessidade urgente de revisão dos métodos de ensino, a preocupação com a não exclusão de nenhum estudante do Ensino Superior, em virtude da sua condição socioeconómica, e a importância da participação dos estudantes nos órgãos de decisão e deliberação “uma vez que a sua auscultação é a única solução viável para a resolução dos problemas existentes” afirma Rui Oliveira, presidente da AAUMinho. 

Defendeu, também, a necessidade de uma revisão do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES) e reforçou o pedido de prolongamento das bolsas e dos prazos das teses de forma igualitária para os estudantes de doutoramento, significativamente afetados com a chegada da pandemia, que os obrigou a suspender os seus trabalhos de investigação.

Um Ensino Superior de qualidade e igualitário que não permita a exclusão por via de condições económicas ou sociais é, também, o que as Associações Académicas sublinharam neste encontro.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?